Campanha de vacinação contra a gripe já atingiu 84% de cobertura na cidade

Com a proximidade do inverno, as doenças respiratórias e a gripe se tornam uma preocupação frequente para população, por isso, no mês de maio, o Ministério da Saúde iniciou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

Desde então, a prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Saúde, vem realizando ações para a vacinação dos grupos prioritários como gestantes, puérperas (isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias), idosos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 5 anos de idade, já que a vacina é importante por causa da maior vulnerabilidade dessas pessoas.

Até agora, 84% dos cidadãos foram vacinados; a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em nível nacional é de 90% de cobertura até o final da campanha, que ocorrerá no dia 31 de maio.

A gripe é uma infecção viral que afeta as vias aéreas e os pulmões. Para contrair o vírus basta estar em contato com pessoas infectadas.

Mais sobre a doença e a vacina

Os sintomas normalmente são calafrios, febre, dores no corpo, congestão nasal e tosse. A infecção dura em torno de uma semana, no entanto, se não tratada e imunizada, a gripe pode evoluir para uma pneumonia, agravando o quadro que pode levar o paciente ao óbito.

A vacina protege contra os tipos mais graves do vírus (H1N1; H3N2 e Influenza B) e os subtipos mais comuns no Hemisfério Sul, ajudando a evitar infecções virais e bacterianas decorrentes da gripe.

Campanha Dia “D” de Vacinação

O Dia D é uma campanha do governo federal para estimular a imunização dos grupos prioritários.

Em Franco da Rocha, a ação aconteceu no dia 4 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesse dia os postos tiveram grande movimentação, conseguindo vacinar 18% das pessoas dos grupos prioritários.

A campanha contra a gripe continua acontecendo até o dia 31 de maio em todas as UBSs do município.

Confira os horários de funcionamento das UBSs

UBS Dr. Franco da Rocha – Centro

UBS Marcelo Goes de Souza – Jardim dos Reis
Endereço: Av. São Paulo, s/n