Ação da campanha “Maio Amarelo” mobiliza alunos em relação à valorização da vida no trânsito

“Abaixe a viseira do capacete, senhor!”, alertava o estudante Mateus, do 5º ano, a um motociclista enquanto fazia a entrega de panfletos na rua Cavalheiro Ângelo Sestini. Na ação, realizada na manhã da última quinta-feira (30), as crianças da rede municipal acompanharam os agentes de trânsito da cidade para orientar os condutores sobre a campanha Maio Amarelo.

Veja fotos da ação

A prefeitura, por meio das secretarias da educação e transporte, trânsito e mobilidade urbana, em parceria com a CCR Autoban, promoveram a atividade com o intuito de alertar os motoristas sobre a importância do comportamento seguro no trânsito, a partir da reflexão das crianças.

A atividade envolveu duas escolas da rede municipal de ensino e mobilizou cerca de 50 alunos.

Conscientizando os condutores

Pela manhã, as crianças da Emeb Donald Savazoni ocuparam parte da rua Cavalheiro Ângelo Sestini, com materiais e cartazes confeccionados por eles mesmos. Os panfletos continham desenhos ilustrativos e informações sobre os perigos das imprudências nas vias.

Sob a orientação dos agentes, assim que os carros paravam as crianças se aproximavam lembrando os motoristas quanto ao uso do cinto de segurança, valorização da vida e mobilização por um trânsito mais seguro.

Uniformizada com a camisa amarela, símbolo da campanha, Eduarda fazia questão de cumprimentar os motoristas com um alegre “bom dia”. Ela falou sobre a importância das crianças participarem das ações no trânsito. “O que nós estamos fazendo hoje além de incentivar a segurança, lembra as pessoas de sempre obedecer as placas de sinalização”, alertou a aluna.

A coordenadora Ângela Maria de Oliveira afirmou que a ideia da ação surgiu a partir dos conhecimentos que os alunos tinham sobre o assunto e a vontade de compartilhar o que haviam aprendido. “Eles ficaram muito satisfeitos com a ideia de poder passar a informação daquilo que aprenderam, pois é importante lembrar que é a partir das crianças que conseguimos vislumbrar um futuro melhor”.

À tarde, o trabalho ficou por conta dos alunos da escola Emeb Professor Paulo Freire, que com bandanas amarradas escrito “me ouça”, frase tema da campanha Maio Amarelo, levaram todo a sua energia e conhecimento sobre o assunto para aqueles que transitavam na rua Basílio Fazzi.

Elas ficavam muito orgulhosas quando conseguiam entregar os informes para os condutores, até mesmo os passageiros dos ônibus não escaparam do mutirão formado pelos estudantes, mostrando que eles também podiam fazer a sua parte na conscientização.

É importante salientar que 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana, então independente do tipo de condutor, seja ciclista, motorista, ou motociclista a atenção com as sinalizações quando estiver trafegando nas vias precisa ser redobrada, sendo assim, lembre-se que antes de conduzir, existe um pedestre, então respeite esse direito e dirija com cuidado.

(Texto: Danielle Magalhães – Foto: Orlando Junior)