Agentes de Saúde realizam 4º mutirão do ano de combate ao Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde, por meio da vigilância sanitária, realizou nos dias 1º e 2 de junho, o 4º mutirão de combate ao Aedes aegypti de 2019. A ação aconteceu nos bairros Jardim Luciana, Parque Santa Delfa, Parque Paulista, Jardim dos Reis e Vila Eliza.

O setor de zoonoses, junto aos agentes comunitários de saúde, percorreram as ruas dos bairros vistoriando um total de 2.417 residências, onde foram encontrados alguns focos do mosquito. Rapidamente os profissionais da saúde eliminaram os criadouros e orientaram os moradores sobre como devem se prevenirem quanto a proliferação do Aedes aegypti.

Ao todo, participaram da ação 122 servidores (agentes comunitários de saúde e agentes de vetores), que também mostraram aos cidadãos quais são os ambientes e materiais que favorecem a proliferação do mosquito como vasos de planta, ralos, calhas, baldes, tonéis e as caixas d’água, que foram devidamente cobertas durante o mutirão.

É importante ressaltar que os mutirões de combate estão sendo feitos desde o início do ano no município e que o núcleo de zoonoses pede que os moradores recebam os agentes. Esses profissionais sempre estão uniformizados com camiseta, boné e crachá da prefeitura e são treinados para auxiliarem na orientação, eliminação de criadouros e de possíveis focos que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia do cidadão.

As ações são contínuas e serão realizadas durante todo o ano. Os mutirões serão feitos em pontos específicos e necessários da região, sempre aos sábados e domingos.

Novos agentes

A equipe responsável pelo controle de zoonoses e vetores recebeu reforço entre os meses de abril e maio, quando foram convocados oito novos agentes para compor o quadro da vigilância em Saúde, que conta agora com 16 agentes para as vistorias nos bairros.

Com a chegada desses novos profissionais, o número de casas vistoriadas ao mês terá um aumento significativo conseguindo assim maiores e melhores resultados.

Os novos integrantes da equipe já estão sendo capacitados para realizar vistorias, eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti e realizar trabalho de educação, orientando a população a realizar semanalmente a limpeza e verificação nos domicílios.

(Texto e fotos: Gabriela Saça)