2° Festival de Xadrez e Damas promove a integração de competidores de diversas idades

O 2º Festival de Xadrez e Damas aconteceu na manhã de domingo (10), no salão do CSU localizado dentro do parque Benedito Bueno de Morais. A prefeitura, por meio da secretaria de esporte, promoveu o encontro que mobilizou 35 competidores de diversos lugares como Campo Limpo, Francisco Morato e Franco da Rocha e outros locais da cidade de São Paulo.

Veja fotos do festival

O Festival tinha como intuito incentivar a prática dos esportes da mente, proporcionando um intercâmbio entre enxadristas, damistas da cidade e região.

O professor de xadrez Filipe Duarte, integrante do quadro de profissionais da prefeitura, falou da importância do incentivo ao esporte para a nova geração. “Eles são capazes de transformar a cultura do esporte na cidade, porque levando a modalidade até a criança, daqui 5 ou 6 anos elas vão crescer e procurar saber mais sobre a modalidade”.

As regras

Foram cinco rodadas de damas e sete de xadrez com o tempo estipulado para cada jogador de 12 minutos, que contava com um bônus de três segundos acrescidos a cada jogada para a qual os participantes acionavam o relógio, por isso que quando cada concorrente fazia seu movimento, era necessário apertar o cronômetro.

Qualquer divergência na partida o relógio deveria ser pausado, e logo após chamar o árbitro para que a dúvida fosse tirada, se fosse detectada alguma irregularidade era acrescentado um minuto no tempo do adversário, e numa segunda falha o participante seria desclassificado.

Encontro de gerações

A idade mínima para competir no festival era de 11 anos mas não havia uma idade limite, por isso o “Capitão” Laercio Ciampone, de 86 anos, mesmo realizando movimentos mais lentos e pausados mostrou que poderia competir em pé de igualdade com os mais jovens.

Capitão, como é conhecido na cidade, já joga damas há 34 anos e transmitiu toda a experiência que os anos lhe trouxeram, reiterando a importância do esporte na sua vida. “Jogar damas hoje me traz muita estabilidade emocional, pois exercita a mente e faz com que eu pense a frente do meu adversário”, disse em tom de seriedade.

Competindo pela primeira vez em um festival, o concorrente mais novo Henrique Pereira, de 11 anos, contou que se sentia esperançoso com o resultado da competição. “Eu vou começar a frequentar as aulas de xadrez ainda, mas já treino em casa, então mesmo que não ganhe é bom para trazer mais experiência”.

Primeiro lugar

Defendendo o fato de jogar em casa, Leonardo Rodrigues, morador de Franco da Rocha, foi ganhador absoluto na categoria de xadrez e levou para casa o troféu da categoria. Aos 34 anos, o esportista é mestre nacional de xadrez reconhecido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

O esportista ressalta as características e estratégias usadas por ele para chegar até a vitória. “É necessário tentar rever as partidas que você ganha mas, principalmente as que você perde, pois foco e dedicação são fundamentais nesse processo. Todo esse trabalho realizado é uma conquista antes mesmo de alcançar algum prêmio ou uma boa colocação”.

Além dos prêmios concedidos aos 1º, 2°, e 3º de cada categoria de forma separada, sendo feminino e masculino, todos os competidores ganharam um certificado pela presença e participação no evento.

Confira abaixo os nomes dos premiados:

Xadrez

Campeão Absoluto – Leonardo Rodrigues, Franco da Rocha
Vice-Campeão – Sergio Peres, São Paulo
Terceiro colocado – Kauan de Godoy, Franco da Rocha

Campeã feminina – Aline Werneck, São Paulo
Vice-Campeã – Lourdes Rodrigues, São Paulo
Terceira colocada – Monique Pereira, Franco da Rocha

Damas

Campeão Absoluto – André Luis Silva, Francisco Morato
Vice-Campeão – Victor Hugo Sousa, Franco da Rocha
Terceiro colocado – Paulo Ricardo Ambrósio, Franco da Rocha