Saúde na Escola: cuidando dos alunos da rede municipal

Na última quarta-feira (19), agentes comunitários de saúde estiveram na EMEB Padre Egydio José Porto, localizada no Parque Vitória, para uma conversa com os alunos dos 3º e 4º anos sobre saúde bucal, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e fizeram o acompanhamento nutricional dos estudantes, pelo programa Saúde na Escola.

A ação começou com a palestra sobre o tema bucal. De forma lúdica, os agentes de saúde mostraram como fazer a escovação da maneira correta, passar o fio dental e de como é importante cuidar dos dentes desde pequeno. Com música e alegria as crianças ficaram concentradas e participaram com entusiasmo da atividade.

Em seguida abordaram a questão de doenças como a dengue, com cartazes e músicas relacionadas ao assunto. A equipe explicou como o mosquito Aedes aegypti se reproduz, onde normalmente estão os criadouros, quais são os sintomas da doença e orientou as crianças como não criar focos de água parada em casa, evitando a proliferação do mosquito.

Além disso foram medidos peso e altura da criançada, calculando o índice de massa corporal (IMC) para o acompanhamento no crescimento dos estudantes. Se houvesse alguma alteração nos itens observados pelos agentes o caso seria levado até os pais, que tomariam as devidas providências.

A enfermeira Ana Glecia, da Unidade Basica de Saúde (UBS) do Parque Vitória, comentou a importância dessa atividade nas escolas. “A ação é fundamental para o trabalho conjunto da secretaria de saúde com a secretaria da educação com o objetivo de informar os alunos sobre as doenças e como cuidar deles. Realizando acompanhamento da saúde dos pequenos, caso haja alguma alteração física que os agentes possam reparar, nós conseguimos melhorar o atendimento para as crianças e seus pais”, concluiu.

Mais ações

Dando continuidade ao projeto, os alunos das EMEBs Alceu Anzelotti e Claudio Fernando dos Santos receberam os agentes comunitários de saúde nos períodos da manhã e tarde que trouxeram atividades que envolviam alimentação saudável, higiene bucal, higiene corporal, prevenção as doenças transmitidas pelo Aedes e muito mais.

A apresentação de fantoches foi o auge das ações que prendeu a atenção de todas as crianças por meio de músicas temáticas, proporcionando um momento de interação com o público.

Simultaneamente às atividades que aconteciam nas dependências da escola, além da entrega de folhetos em orientação à dengue, a equipe de saúde fazia a imunização contra a gripe, que contou com 190 vacinas aplicadas nos alunos ainda não imunizados.

Ao final, as crianças puderam aproveitar uma degustação de frutas com o intuito de incentivar a alimentação saudável.

(Texto e fotos: Gabriela Saça e Danielle Magalhães)