Muay Thai traz mudança de vida para os franco-rochenses

A prefeitura oferece aulas gratuitas de Muay Thai no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado no Parque Vitória e também no Centro Social Urbano (CSU), localizado dentro do Parque Benedito Bueno de Morais.

As aulas são ministradas pelo professor Rodrigo Pacheco. Os treinos acontecem durante a semana em diferentes dias e horários, além disso, o aluno deve fazer sua inscrição na modalidade no CSU, ter um atestado médico de aptidão física para praticar esportes e levar seu equipamento individual, que são as luvas e caneleiras.

Como são os treinos

Começam com aquecimento, alongamento e a escolinha de combate, que consiste na técnica usada para a realização dos golpes combinados como socos (jab, direto e cruzado), cotoveladas, chutes e joelhadas.

Esses movimentos são praticados durante um mês para que os alunos possam absorver e aprimorar a técnica, conseguindo assim ir para as graduações seguintes conforme o progresso de cada um deles, evoluindo gradativamente a cada treino.

Benefícios da modalidade

Os benefícios da luta são muitos, entre eles disciplina, coragem, força, autoconfiança, flexibilidade, coordenação motora, autoestima e a relação interpessoal. “O objetivo aqui é frisar o trabalho psicossocial, resgate da autoestima e a formação de atleta. Gosto de trabalhar essa parte psicológica para que eles tenham estrutura para lutar e formarmos um atleta completo, além de ajudá-los na vida”, afirma o professor.

Autodefesa

O Muay Thai, que é um esporte olímpico, está crescendo cada vez mais entre as mulheres. A maioria que procuram esse esporte querem mais do que ter um corpo bem definido e a mudança para uma vida mais saudável, elas procuram a luta como autodefesa.

Nas aulas ministradas pelo professor Rodrigo, entre os alunos, já é maior o número de mulheres em relação ao de homens durante os treinos. Entre elas Marilene Barbosa, balconista de farmácia, que frequenta as aulas há dois anos e já nota as diferenças em sua vida. “É um esporte de muita disciplina e é bom pro corpo e pra mente. Melhorou a minha qualidade de vida. Depois do esporte mudei minha alimentação, fiquei mais tranquila, porque eu era muito nervosa. Hoje consigo ter um controle de mim mesma e das minhas emoções”, concluiu.

No CSU – Parque Benedito Bueno de Morais;

Dias: Segundas, quartas e sextas-feiras;
Horários: 19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 21h40 (para atletas competidores);
Endereço: Rua Nelson Rodrigues, s/n – Centro de Franco da Rocha.

No CIE

Dias: terças e quintas-feiras;
Horários: 20h às 21h; 21h às 22h;
Endereço: Estrada da Divisa, s/n, Chácara São José, Franco da Rocha.

(Texto e fotos: Gabriela Saça)