Comemoração marca o 2º ano de atividades do CAPS Álcool e Drogas

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) comemorou na última quinta-feira (11), o seu 2º ano de atividades. O evento contou com campeonato esportivo, exposição de artes, além de performances teatrais e musicais.

O CAPS AD é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack, cocaína e outras drogas. O objetivo do centro é oferecer atendimento aos dependentes, realizando o acompanhamento clínico humanizado e a reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis, fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Veja fotos da comemoração

Aquecendo a tarde de inverno dos frequentadores e seus familiares, foi oferecido um cardápio com diferentes tipos de caldos e outras guloseimas, e para animar a festa, as atrações musicais ficaram por conta do frequentador Marcelo e sua companheira Nenê, que fizeram números de dublagens de clássicos da disco music e do sertanejo universitário.

O vice-prefeito Dr. Nivaldo esteve no local acompanhado da secretária de Saúde, Lorena Oliveira, da gestora do Fundo Social de Solidariedade, Regiane Roque, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Manoel e de parte dos servidores e gestores do município.

A comemoração

Para abrir as comemorações, o público assistiu a uma performance teatral realizada pelos usuários do serviço. A apresentação, coordenada pelo professor Luciano Freire, mostrou de forma simbólica o processo de acolhimento e reabilitação disponibilizado no local.

De acordo com Luciano, a proposta das cenas procurou abordar o preconceito enfrentado pelas pessoas em tratamento e as possibilidades de transformação pessoal e social por meio da arte. “Trabalhamos com pessoas de todas as faixas etárias, desde adolescentes até senhores de idade, e o nosso objetivo é buscar a motivação neles para inibir a dependência, utilizando o teatro de forma terapêutica”, explicou.

Nas paredes da unidade foram expostos trabalhos artísticos feitos pelos frequentadores. Nos painéis havia releituras de obras do pintor Romero Britto como autorretratos e bustos coloridos, além de pinturas livres em aquarela e um conjunto de fotografias, exibindo as fases do tratamento efetuado no CAPS AD.

O esporte como terapia

Aliado importante na reabilitação dos pacientes, o esporte também foi uma das atrações da festa. Durante todo o dia, o público participou de um campeonato de tênis de mesa organizado pela especialista em saúde mental e atividade física adaptada, Débora Martins.

“O campeonato foi uma maneira que encontramos para mostrar para eles e para as famílias que eles são capazes de desenvolver diversas habilidades e que a dedicação e o esforço diário, feito com a equipe multidisciplinar, fazem que se mantenham sem os vícios ou com menos recaídas, já que melhora a autoestima e proporcionam novas perspectivas”.

Débora conta que, uma vez por semana, os atendidos participam de treino de condicionamento físico e futsal no parque municipal. O objetivo das aulas é promover a qualidade de vida e a atividade física como manutenção da saúde. A atividade esportiva busca ainda retomar valores e potencialidades e minimizar fatores ligados às recaídas, como ansiedade e depressão.

“Durante os atendimentos eu converso com eles sobre curiosidades e interesses diversos, falo sobre a importância da atividade física ao longo da vida e desenvolvo trabalho em equipe visando o respeito a si e ao outro. Eu procuro orientá-los também para que deem continuidade ao atendimento, além de estimular a reflexão sobre novas possibilidades”, detalhou.

Conquistas

Emocionada, a gestora da unidade, Elaina Silva, destacou as realizações conquistadas pelo serviço nos últimos anos e falou sobre os trabalhos extra-muro, que são atividades feitas fora do centro de atendimento.

Desde a inauguração, ocorrida em 11 de julho de 2017, mais de 780 pessoas foram atendidas no local. Dessas, algumas foram internadas, outras obtiveram altas e tem quem ainda frequente o centro para acompanhamentos. O fluxo mensal da unidade chega a 200 atendimentos.

Segundos dados de junho deste ano levantados pela equipe, o CAPS AD possui 121 pessoas em recuperação, ou seja, sem fazer uso de álcool e outras drogas.

“O CAPS AD vem conseguindo tecer uma rede intersetorial para um bom atendimento aos que buscam o serviço. Hoje nós trabalhamos com grupos de conscientização sobre dependência química com pessoas em situação de rua, que são feitos no Fundo Social. Também somos procurados para palestras durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e no Seminário para Trabalhadores promovido pelo AA (Alcoólicos Anônimos)”, ressaltou.

Entre as interações estabelecidas pelo Centro de Atenção Álcool e Drogas com outros serviços, vale destacar o trabalho feito entre as UBSs do município com a UPA, CAISM (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), além de outras unidades do CRAS e Defensoria Pública, onde são realizadas bimestralmente reuniões com assistente social.

(Texto e fotos: Luana Nascimento)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).