Secretaria da Saúde oferece testes rápidos para controle e prevenção das hepatites virais

Julho é o mês de combate às hepatites virais e para prevenir a doença, a prefeitura por meio da Secretaria da Saúde, realizará a campanha “Julho Amarelo”. O objetivo da ação é orientar a população e oferecer testes rápidos para a detecção de hepatites e também do vírus HIV.

No próximo sábado (20), as equipes de saúde estarão no Terminal Leste das 10h às 20h para atender a população. Já no domingo (21), haverá testes rápidos na Feira no Paço Municipal, das 8h às 14h.

Durante a semana seguinte também haverá atendimento e começará no dia 27 de julho, no Terminal Leste, das 10h às 20h e no domingo, 28, no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, no período das 8h às 17h.

Saiba mais sobre a doença

No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C, no entanto, existem ainda os tipos D e E. Milhões de pessoas no país são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Em muitos casos, não há nenhum sintoma e isso aumenta os riscos da infecção evoluir e se tornar crônica, causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

As pessoas devem ficar atentas a quadros de febre, cansaço, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras.

É importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a doença.

Vale ressaltar que a hepatite B não tem cura, mas tem tratamento e pode ser evitada com a vacina. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura e o tratamento é oferecido no SUS.

Confira o calendário completo das ações

Data: sábado, 20 de julho
Local: Terminal Leste

Data: domingo, 21 de julho