Prefeitura realiza entrega de veículos e equipamentos de segurança para o Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal

A prefeitura realizou na última quarta-feira (24), a cerimônia de entrega de uma nova unidade de resgate do Corpo de Bombeiros e de veículos e equipamentos de segurança e patrulhamento para a Guarda Civil Municipal (GCM). Veja fotos do evento

Na solenidade estiveram presentes o prefeito Kiko Celeguim acompanhado do vice, Dr. Nivaldo; o prefeito do município de Caieiras, Gerson Romero; o comandante da Guarda Civil Municipal, Elias Oliveira; o comandante do 5° grupamento do Corpo de Bombeiros, capitão PM Elton Marcel Dorce; o secretário de Governo Luiz Fernando Rodrigues, além de vereadores e demais secretários municipais.

O prefeito Kiko agradeceu a todos os agentes do Corpo de Bombeiros, ao efetivo da GCM pelo esforço e pela dedicação e celebrou as aquisições para o município e região. “É um orgulho para a nossa cidade. Essas novas conquistas proporcionarão muito mais segurança para a população e melhores condições de trabalho para os nossos agentes”, afirmou.

Adquirida por meio de um convênio estabelecido entre a prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, a unidade de resgate está interligada a todo o sistema de atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros e conta com pranchas, macas, cilindro de oxigênio, colar cervical e kit de primeiros socorros e contenção de hemorragias para melhor atendimento da população.

Além disso, o convênio possibilita ao serviço de bombeiros manter outros dois caminhões autobomba para incêndios e salvamentos, duas outras unidades de resgate e auxilia ainda a manutenção do Programa Bombeiro Educador. Anualmente o projeto leva informações sobre segurança e prevenção de acidentes para cerca de 1, 2 mil crianças da rede municipal de ensino.

De acordo com o capitão Dorce, o investimento é essencial para manter o serviço de resgate na região, já que o Posto de Bombeiros de Franco da Rocha assiste também os municípios de Francisco Morato, Caieiras e Mairiporã. São 3 mil atendimentos por ano, entre resgates, incêndios, salvamentos, afogamentos, entre outros.

A frota da Guarda Civil Municipal recebeu reforço da base móvel de atendimento, quatro motocicletas e outras quatro bicicletas para reativar o serviço de patrulhamento com esses equipamentos. Foram adquiridas também três pistolas de choque modelo spark e duas armas calibre 12.

O capitão Elias Oliveira falou sobre projetos de melhorias para a GCM, como a ampliação do monitoramento eletrônico da cidade, a implantação de uma academia de treinamento para os agentes e a criação de um canil na sede da guarda. Todas essas ações visam proporcionar agilidade e maior eficácia nos atendimentos realizados pela corporação.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)