Dedicação ao trabalho e paixão pela literatura: GCM Conceição Gomes tem poema publicado em livro

A rotina de um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) abrange diferentes tarefas que vão desde o patrulhamento preventivo e a proteção ao patrimônio da cidade até o atendimento dos mais diversos chamados da população. Mesmo com esse cotidiano agitado, a inspetora Conceição Gomes, encontra tempo para se dedicar à poesia e a literatura.

Atuando há 17 anos na guarda municipal, Conceição também coordena o Programa Força Jovem, aplicado pelo Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da GCM. A iniciativa busca prevenir o abuso de drogas e a violência entre os jovens, por meio de palestras educativas e rodas de conversa nas escolas estaduais do município.

As ações desenvolvidas no programa trouxeram inspiração para Conceição escrever alguns versos sobre os efeitos alucinantes das drogas e sua influência no comportamento das pessoas.

O “Poema da Droga”, escrito em versos livres, foi selecionado entre mais de 2 mil inscritos em todo o país para ser publicado no livro Poesis 2019 – Concurso Literário para Novos Poetas, organizado e apresentado por Isaac Almeida Ramos e publicado pela Editora Vivara.

“Eu fiz a inscrição de maneira muito despretensiosa, já que tinha escrito esse poema há um ano e meio. E quando menos esperava recebi um telefonema da editora solicitando autorização para publicá-lo em um livro”.

A inspetora conta que despertou a paixão pela leitura quando ainda era criança. Morando no interior de Minas Gerais, ela se interessava por contos, romance policial e poesia. “Sempre que terminava meus afazeres eu ia para o meu cantinho ao lado da cama, onde batia o sol da tarde. Ali eu me deitava com os pés no parapeito da janela e ficava lendo até anoitecer”.

A base para a transformação

Para ministrar as palestras do Programa Força Jovem, a agente busca conhecer o trabalho de especialistas na área, como o Dr. Elisaldo Carlini, cientista brasileiro com reconhecida atuação na área das drogas e dependência.

Conceição lembra que ao assistir a uma palestra do pesquisador, questionou sobre os poderes das substâncias químicas. A resposta serviu como alicerce para o compromisso que ela estabeleceu para atuar com os jovens da região. “Ele me disse que as drogas existem há séculos, o que temos que fazer hoje é estudar o ser humano, a relação de dependência que ele estabelece e o que o faz chegar nesse ponto para aí sim conseguirmos transformar a realidade de quem está sofrendo com essa dependência”, afirma.

E foi esse o desafio aceito pela inspetora em 2013, quando recebeu o convite para coordenar o GAEP. Desde então, o grupo já atendeu mais de 4.800 pessoas, incluindo comunidades próximas às escolas, famílias inteiras e pessoas assistidas por serviços de proteção social.

“O processo de aproximação e resgate dos jovens envolvidos com substâncias ilegais ou que estão sob alguma forma de violência, perpassa etapas fundamentais como informação, acolhimento, confiança e comprometimento para mostrar que há uma saída para o problema que estão enfrentando e que o primeiro passo é encontrar alguém disposto a ajudar”, explica.  

Parceria

O volume de palestras e a vontade de iniciar novos projetos fizeram surgir uma parceria que Conceição considera fundamental para os desdobramentos do Programa Força Jovem. Cilmara Lima, atua no GAEP desde o ano passado e relata que foi recebida de braços abertos pela companheira de profissão.

“Ela é uma pessoa muito amorosa e me ajudou muito. Fazer parte desse projeto e transformar de alguma forma a vida das pessoas é emocionante. Eu acredito que seja também uma ferramenta para romper certos estereótipos alimentados pelos jovens sobre a GCM e a polícia”, detalha Cilmara.

Novos desafios

Neste ano, o GAEP deu início a um novo projeto chamado “Fora das Sombras”, que trata de assuntos silenciados na sociedade como abuso, violência doméstica e feminicídio, levando orientação e apoio por meio de palestras e peças de teatro.

Buscando se aprimorar, Conceição também se dedica aos estudos e encontrou no curso de Gestão Pública uma segunda paixão. “Os desafios existem, mas eu costumo dizer que você não tem que fazer da sua dor um martírio, tente fazer de todo sofrimento uma escada, que te leve para outros lugares. É o que eu procuro fazer”.

Leia o poema na íntegra:

Poema da Droga 

Tentei descobrir
Do que e feita a tal da droga?
“Aquela” que entra em sua vida
E cobra
Só de você
Sem que você compreenda

Em seu ser, nada se aproveita
Do seu ser, ela se afeiçoa
Domina seu querer
Te leva a morrer

Ai vi que algo
Faltou em seu crescer
Que mesmo sem querer
Enlouquece seu ser

Mas…
Você deixou
Esse arbusto inocente
Chegar levemente
Levando sua mente
Pedir urgentemente
Mais um pouco da semente

A semente
Que cresce levemente
Levando toda a gente
Que se aproxima sutilmente
Pra devaneio da mente
A morte chega brevemente

Para o desespero da gente
Que procura urgentemente
Colocar em sua mente
A doença existente na semente

Mas…
Na semente da mente
Que já nasceu doente
Descobriu finalmente
Que a semente da Droga
E apenas um grão
E tudo é proveniente
Da sua mente inocente.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Danielle Magalhães)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).