Projeto de valorização da cultura afro-brasileira incentiva a conscientização sobre igualdade e racismo

ÈGBÉ ALÁGBARÁ é um projeto criado para resgatar e fortalecer a cultura afro-brasileira. Contemplada pelo ProAC municípios para Franco da Rocha, a ação vai promover oficinas abertas ao público nas escolas Azevedo Soares, localizada no bairro Pouso Alegre e Benedito Aparecido Tavares, no Jardim Cruzeiro para que a comunidade se conscientize sobre temas como igualdade de direitos e racismo.

As oficinas desenvolverão conteúdos relacionados à dança afro, moda, culinária, capoeira, literatura infantil, percussão e elementos africanos, como nas aulas de confecção das tradicionais bonecas Abayomi, feitas de tranças e tecidos, as peças se tornaram símbolo de resistência, poder e determinação das mulheres africanas.

Idealizado pela Iyalorixá e presidente da Associação Cultural Afro-brasileira (Acafro), Iyá Tânia de Lima, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, o ÈGBÉ ALÁGBARÁ pretende ser uma ferramenta de afirmação cultural e racial na região.

A Acafro já esteve à frente de eventos responsáveis pelo diálogo inter-religioso e pela divulgação da cultura africana no município, como a tradicional lavagem das escadarias do Bom Jesus da Paradinha, o Fórum Inter-religioso, Caminho das Águas e Franco Axé.

Contando com oficineiros habilitados para trabalhar a temática africana e seu vasto universo cultural e histórico, o projeto terá oficinas organizadas de forma continuada, com carga semanal de 2 horas por aula, totalizando um ciclo de 8 horas.

Ao final do curso, o público fará uma apresentação do conteúdo para a comunidade e receberá um certificado de participação.

Confira as datas e a programação completa:

Dias 3, 10, 17 e 24 de agosto – Escola Estadual Azevedo Soares. Endereço: rodovia Pref. Luiz Salomão Chamma, km 41 – Pouso Alegre

Dias 7, 14, 21 e 28 de setembro – Escola Estadual Prof. Benedito Aparecido Tavares. Endereço: rua Hipólito Trigo Santiago, s/n – Jd. Cruzeiro.

Das 9h às 11h – Oficina de cultura Afro
Das 11h às 13h – Oficina de capoeira
Das 13h às 15h – Oficina de contos, cantos, literatura infantil e confecção das bonecas Abayomi
Das 15h às 17h – Oficina de dança (samba de roda, dança afro tribal e dança dos orixás), oficina de turbantes, moda afro no vestuário diário e oficina de percussão.

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Equipe Cultura)