Festival de Inverno apresenta o Projeto Violada com a dupla Letícia Leal e Caio de Souza

Os amantes da viola caipira podem comemorar porque o Festival de Inverno 2019 vai trazer os acordes desse importante instrumento da música brasileira para o Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

A apresentação acontecerá no próximo sábado (17), às 20h, e terá como convidados mais do que especiais a dupla Letícia Leal e Caio de Souza, integrantes do Projeto Urutu.

Como anfitriã, a Orquestra de Viola Caipira de Franco da Rocha fará a abertura do evento, além de números musicais com a dupla visitante.

Para acompanhar a performance basta colaborar com R$ 5,00, que será revertido para o Fundo Municipal da Cultura ou 1 kg de alimento não perecível.

O tradicional Circuito Autoral das Violas Brasileiras liga as cidades de São José dos Campos, São Paulo e Franco da Rocha e tem a prefeitura como correalizadora, por meio da Secretaria da Cultura.

O Projeto Urutu

Traz uma nova linguagem e formação ao universo da viola brasileira. Em formato de Duo Instrumental, busca uma conversa entre duas violas, onde as vozes vão transitando entre os dois instrumentos, explorando timbres e paisagens sonoras.

A ideia nasceu de um encontro entre Letícia Leal e Caio de Souza, dois expoentes do instrumento, onde a afinidade musical e de repertório se deu logo no primeiro momento.

O repertório visa trazer um recorte da nossa música brasileira com músicas de grandes compositores de nosso país como Guinga, Milton Nascimento, João Lira, Dorival Caymmi, dentre outros.

Mais sobre os artistas

Cantora, compositora e instrumentista, Letícia Leal mostra como é possível colocar um instrumento tido como antigo em um cenário atual. Por meio da viola de dez cordas ela faz com as vertentes do nosso Brasil se sobressaiam. Tendo nomes como Almir Sater, Lenine e Gilberto Gil como referência artística, Letícia promete trazer uma nova visão sobre a viola brasileira.

Caio de Souza Iniciou seus estudos musicais em 2003, por meio do violão popular. No violão clássico estudou com o violonista Gustavo Costa (integrante do Quarteto Brasileiro de Violões) e na escola preparatória do New England Conservatory of Music,Boston (EUA). O jovem músico acompanhou grandes nomes da música regional brasileira e atualmente se dedica à pesquisa do segmento caipira e da viola brasileira.

Clique aqui para conhecer a programação completa do Festival de Inverno 2019.

Anote na agenda

Projeto Violada apresenta a dupla Letícia Leal e Caio de Souza;
Data: sábado, 17 de agosto, às 20h;
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá;
Endereço: avenida Sete de Setembro, s/n – Vila Artur Sestini;
Entrada: R$ 5,00 ou 1 kg de alimento não perecível;
Classificação: livre.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe Cultura)