Emocionante, Espetáculo de dança “KANTUTA – Uma Bolívia em São Paulo” é apresentado no Centro Cultural

O espetáculo “KANTUTA – Uma Bolívia em São Paulo” aconteceu no último sábado (17) no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, e emocionou diversas pessoas que prestigiaram o evento.

A atração, contemplado pelo Edital de Fomento à Cultura de Franco da Rocha, viabilizado pelo ProAC Municípios, foi promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, como parte da programação do Festival de Inverno 2019, que acontecerá até o final deste mês.

Veja fotos

Na apresentação, a cada movimento realizado uma nova parte da história era contada, de forma que trazia uma reflexão para quem assistia sobre como a cultura boliviana é vasta, mas também as dificuldades que esse povo encontra quando chega em um outro país, em busca de um novo recomeço.

Um painel que fez parte do espetáculo chamou a atenção, pois continha inúmeras ofertas de emprego com condições muito característica do trabalho escravo, que alguns imigrantes se expõem com o objetivo de sobreviver no país.

O quadro retratava a dura realidade que os bolivianos encontram para conseguir trabalho, pois não possuem escolha a não ser aceitar o que lhe é proposto a fim de não voltar para o seu país de origem.

A música girava em torno de instrumentos característicos da Bolívia, como flauta e outros instrumentos de corda, sendo a música parte fundamental na atuação, pois fazia a união entre todos os movimentos corporais e artísticos da peça, mas o silêncio, em muitos momentos, ganhava protagonismo, com o intuito de causar ainda mais impacto sobre a história contada.

Ao final, o grupo recebeu os aplausos da plateia que puderam compartilhar de um momento de aprendizado e construção de uma nova perspectiva sobre a imigração no país.

Rumos Cia. experimental de dança

O grupo foi criado em 2013 e tem o intuito de disseminar a dança contemporânea como uma forma de comunicação e expressão.

No ano de 2017 a Cia foi contemplada pelo Programa VAI e produziu a composição coreográfica “KANTUTA – Uma Bolívia em São Paulo”, que já foi apresentada em diversos lugares da cidade de São Paulo.

O projeto nasceu após uma pesquisa elaborada pelo proponente e coreografo Edson Burgos, sobre o aumento da migração de diversas comunidades para a cidade de São Paulo nas últimas décadas.

Na pesquisa, é comprovado que a comunidade boliviana ocupa o segundo lugar dentre os estrangeiros que migraram e se fixaram na capital.

A partir desses estudos, o coreógrafo decidiu mostrar por meio da dança contemporânea as dificuldades que esses imigrantes enfrentam, além do motivo que costumam trazê-los até o Brasil.

“Kantuta” deriva de um nome dado a uma flor, que cresce na região dos Andes e tem as mesmas cores da bandeira da Bolívia (vermelha, amarela e verde), fazendo uma referência ao país.

(Texto: Danielle Magalhães – Foto: Dalmir Junior)