Semana da Juventude reúne jovens de diversas escolas do município

Em agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude. Por esse motivo, na última semana (12 a 18) aconteceram diversas palestras, rodas de conversa e eventos esportivos, que trataram de temas como mercado de trabalho, autoestima, entre outros assuntos na “Semana da Juventude”. Veja fotos do evento

O objetivo do evento, organizado pela prefeitura, por meio da Diretoria de Defesa Social e Participação Cidadã e do Conselho Municipal da Juventude, é provocar uma reflexão sobre a importância da discussão dos maiores desafios e aspirações dessa fase da vida, visando implementar políticas públicas que promovam maior inclusão e a participação dos jovens na sociedade.

Para abrir a Semana da Juventude, na segunda-feira (12), aconteceu uma palestra sobre autoestima com os psicólogos Dagno Matias e Elaine Paim na Escola Estadual Adail Jarbas Duclos, abordando o tema “valorização da autoestima entre os jovens”. A palestra foi conduzida por meio de tópicos e uma roda de conversa com a participação dos alunos.

Ao final da atividade, Dagno afirmou que gostou muito da postura dos adolescentes, que apesar de ser difícil, prender a atenção, conseguiram participar bastante. “Já que havíamos esgotado o tempo, os alunos nos procuraram para esclarecer algumas outras dúvidas, marcamos também de voltar para falarmos de depressão, um assunto que jovens sentiram necessidade de discutir mais”, disse.

Seguindo o cronograma, na terça-feira (13), na Escola Estadual Profª Elvira Parada Manga outro assunto foi a Juventude Periférica, ministrada pelo jornalista Jorge Henrique Ramos, tratando de assuntos como desigualdade, preconceito e a vida da juventude na periferia. “Eu vim de uma região periférica de Franco da Rocha, me formei em jornalismo, consegui escrever um livro, então mesmo que você que seja da periferia, que sofre preconceito, luta contra a desigualdade social, você também pode ter as conquistas que projetar na vida, pode ser quem e o que você quiser, é só não desistir”, incentivou Jorge.

Já na quinta-feira (15), aconteceu a Sessão Plenária da Câmara Municipal do “Programa Vereador, Prefeito e Vice-Prefeito Jovem”, com os jovens eleitos fazendo uma sessão na câmara para entenderem o processo de aprovação das leis e ter continuidade até ser colocada em prática. A sessão contou também com a presença dos vereadores Eric Valini e Alex do Posto.

Mais tarde, os estudantes da Escola Estadual Azevedo Soares receberam o psicólogo e orientador educacional, José Carlos Costa para falar de um tema muito urgente para a juventude: depressão e suicídio. Entre os assuntos levantados estiveram as formas de detecção da depressão, a valorização da vida, além das possibilidades de tratamento para a doença.

Durante a semana, aconteceu também uma roda de conversa sobre o mercado de trabalho para esse público, na quarta e na sexta-feira (14 e 16), nas escolas Dr. Emílio Hernandez Aguilar e Estadual Profª Kátia Maria, com Thayane Nascimento falando sobre como é importante se manter antenado nas mudanças do mundo, conhecer diversas áreas de trabalho e conseguir escolher uma área que se identifiquem. Os adolescentes interagiram com diversas perguntas e falaram o que acham importante no trabalho.

“Falamos sobre as sete regras de sucesso do Steve Jobs, incentivei eles a terem autoconhecimento para, assim, escolherem uma profissão que gostem e queiram se especializar cada vez mais”, disse Thayane.

O Instituto REDUCA, localizado na Vila Rosa, também organizou uma roda de conversa para reunir os jovens num bate-papo sobre origens, ancestralidade e curtir uma exposição sobre a Cultura da Paz. O evento aconteceu no sábado (17).

E, para fechar bem a semana, no último dia 18 deste mês, aconteceram diversas atividades físicas no Parque Benedito Bueno de Morais como skate, futsal, tênis, tênis de mesa e badminton com os professores da secretaria de esporte e lazer.

Sobre o Dia Internacional da Juventude

Instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Juventude é celebrado em todo o mundo em 12 de agosto. Para comemorar a data são feitos debates, campanhas e atividades que envolvam esse público, discutindo temas pertinentes, demonstrando a importância da juventude para a sociedade como protagonista, e como esses cidadãos de direitos, que merecem atenção das políticas públicas.

(Texto: Gabriela Saça – Foto: Gabriela Saça e Conselho Municipal da juventude)