Prefeitura disponibiliza grupos antitabagismo para quem deseja parar de fumar

O tabagismo é uma doença crônica causada pela nicotina e, atualmente o Brasil conta com 18,2 milhões de pessoas com a doença. O tabaco fumado causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cérebro-vasculares e ataques cardíacos mortais.

Para auxiliar os fumantes a deixar o vício, a prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, disponibiliza em todas as Unidades Básica de Saúde (UBS) o grupo antitabagismo.

O grupo consiste em um programa nacional de combate ao tabagismo, que a cidade aderiu em 2016, quando foi disponibilizado em todas as UBS.

As reuniões seguem a cartilha “Deixando de Fumar sem Mistério”, do Ministério da Saúde, que é dividida em tópicos e seções que ensinam como o cigarro afeta a saúde, como são os primeiros dias sem fumar, como vencer os obstáculos para permanecer longe do fumo e os benefícios de uma vida sem o tabaco.

Todos os tópicos abordados nas cartilhas são discutidos nos encontros dos grupos, que acontecem uma vez na semana no começo do tratamento e, ao longo do tempo, passam a ser uma vez no mês.

Os grupos têm a duração de um ano e nesses encontros os participantes têm a oportunidade de partilhar suas dificuldades, contar o que deu certo para parar de fumar, compartilham amizades e descobrem uma nova vida.

Além das reuniões, as UBS oferecem acompanhamento com psicólogo, orientação nutricional, medicamentos e adesivos de nicotina. Todo o processo é acompanhado por um médico e adaptado ao tratamento de cada paciente.

Camila Libração, atendente de loja, frequenta o grupo há três semanas, fuma há 18 anos e afirma quer parar por motivo de saúde, pelo cheiro, pelo seu filho. Ela quer melhorar de vida e deixar o cigarro de lado. “Eu encontro nesse grupo o apoio que preciso para parar, já que aqui todos nós compartilhamos aquilo que sentimos, como é difícil deixar esse vício, mas nós (o grupo) vamos conseguir”, disse.

Os interessados em participar podem procurar a UBS mais próxima da sua casa para fazer a inscrição. Cada unidade de saúde organiza os dias e horários para melhor atender aos participantes dos grupos.

Confira os horários de funcionamento das UBS

UBS Adilson Gomes de Sá – Parque Lanel

UBS Vila Bela
Endereço: Rua Grécia, s/n – Vila Bela