EMEB Cévero de Oliveira Moraes receberá obra de reforma e ampliação

A EMEB Cévero de Oliveira Moraes, localizada no bairro Parque Santa Delfa, passará por obras de reforma e ampliação. O anúncio foi feito na última quinta-feira (22) em uma cerimônia realizada no pátio da unidade. Veja fotos do evento

A obra recebeu investimento total de R$ 1.501.797,49 e contará com reforma geral da edificação, três novas salas de aula, quatro sanitários para os alunos, sendo dois com acessibilidade, biblioteca com sala de informática e espaço multiuso, além de área de suporte para os funcionários (vestiário e depósito de material didático).

Inaugurada em 1997, a EMEB Cévero de Oliveira Moraes atende um total de 92 alunos e possui atualmente apenas duas salas de aula. Após a reforma, com término previsto em 12 meses, a expectativa dos gestores é que a escola possa receber mais de 270 estudantes em um total de cinco salas para acompanhar o crescimento do bairro e oferecer conforto e segurança para as crianças do local e do entorno.

A cerimônia de anúncio da reforma recebeu cerca de 80 pessoas entre pais, alunos e moradores da comunidade.

O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Dr. Nivaldo, da secretária da Educação Renata Celeguim, do secretário de Infraestrutura Eduardo Martins, do comandante da Guarda Civil Municipal Elias Domingos de Oliveira, da diretora da EMEB Carine de Cássia Evangelista e dos vereadores Alex Caixa, George e Junior do sindicato.

Para mostrar todo o talento das crianças, as professoras prepararam um teatrinho encenado pelos próprios alunos, onde contavam o que mais gostavam na unidade. Além disso, os pequenos apresentaram um vídeo falando como seria a escola dos seus sonhos. Entre os pedidos dos alunos estavam biblioteca, pula-pula e quadra.

A diretora Carine Cássia revelou o tamanho da expectativa dos moradores e funcionários para receber as melhorias. “Nossa escola, que é conhecida como escolinha do Santa Delfa, foi inaugurada em 1997 e por duas décadas atendeu apenas o 1º e 2º ano, então o nosso desejo é poder finalizar o ciclo e passar a ficar com as nossas crianças até o 5º ano. Essa é uma obra que a comunidade pede há muito tempo, então é a realização de um sonho. Estamos com grandes expectativas para nossa unidade”, afirmou.

Transformando o mundo pela educação

Entre os participantes do evento estava o senhor Israel dos Santos e sua esposa Rosângela, pais da aluna Adrielle do 2º ano. Israel comentou sobre a importância da escola para o bairro onde mora. “Muitos de nós teriam dificuldade em locomover nossos filhos para outro bairro, então essa escola é fundamental para a nossa comunidade. Eu acredito muito na educação, só por ela a gente pode transformar o bairro e até o país”, falou Israel.

O compromisso com as mudanças no Santa Delfa foi firmado em 2017 durante o PPA Kids, reuniões realizadas com a presença do prefeito Kiko Celeguim para conhecer as demandas da EMEB.

A secretária da Educação Renata Celeguim comemorou o investimento. “Esse era o nosso compromisso com os moradores e com as crianças, uma escola bonita que atenda as demandas do bairro. O engenheiro responsável pela obra também vai convidar os alunos para conhecer cada pedacinho da reforma, claro, tudo com feito com segurança e responsabilidade”, ressaltou.

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior)