Abertura da exposição “Das linhas aos brinquedos” exibe obras criadas por alunos da rede municipal de ensino

Com cores vibrantes e formas geométricas, as obras artísticas das crianças do 1º ao 5º ano da EMEB Luiz Simionato, participantes do projeto “Franco Educa Mais” invadiram o espaço de Múltiplas Linguagens no Juquery, na manhã da última segunda-feira (26). A prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Secretaria da Cultura promoveu a exposição “Das linhas aos brinquedos” como forma de incentivar a nova geração a fazer cada vez mais parte do universo da arte.

veja fotos do evento

Estiveram presentes para a abertura 45 alunos da EMEB Luiz Simionato, acompanhados de professores, diretora, vice-diretora e supervisora de ensino para prestigiar essa experiência artística de grande valia na vida dos estudantes.

No momento da abertura das duas salas onde estavam as obras, as crianças, entre sorrisos e olhares curiosos, apreciavam as produções que trabalharam com tanto empenho durante todo o ano.

Grande parte das obras foram inspiradas em Wassily Kandinsky, artista plástico e um dos precursores da pintura abstracionista. Seu trabalho trouxe uma nova perspectiva aos estudantes sobre como as linhas e suas formas interagiam entre si, completando-se as com cores vibrantes para trazer ainda mais beleza às obras.

Os trabalhos apresentados contemplam desenhos com giz de cera, criações com barbantes, mosaicos, artesanatos e teatro de sombras, que representavam toda a imaginação dos artistas.

As marionetes e instrumentos musicais feitos de material reciclado também era um dos atrativos da exposição. Totalmente interativas, as criações ganhavam vidas nas mãos dos estudantes que se divertiam ao brincarem com as próprias produções.

A professora de artes Adriana Palma falou sobre a importância de trabalhar com esse tipo de material. “São materiais comuns e recicláveis como papelão e garrafinha pet, que foram trazidos pelos próprios alunos. Eles são muito importantes porque são materiais que a gente pode e deve aproveitar, inclusive mostrar que reciclar também é arte”.

Giovana, de 10 anos, que apreciava os trabalhos de seus colegas, contou como foi fazer parte dessa atividade. “Muito legal e divertido brincar com as obras, pois fizemos vários trabalhos com barbantes, giz de cera e desenhos. Era um momento de muita alegria quando pintávamos”, disse.

A exposição ficará disponível para visitação no espaço até 4 de setembro, das 9h às 11h e das 14h às 16. Aproveite e não deixe de conhecer o trabalho das crianças que enxergaram na arte uma nova forma de brincar.

(Texto: Danielle Magalhães – Foto: Orlando Junior)