“Cultura e Saúde”: seminário abrirá espaço para discussão sobre a trajetória do psiquiatra Osório César

Os preparativos para a inauguração do Museu de Arte Osório César (MAOC) estão movimentando a cidade e para compartilhar com o público uma parte da trajetória profissional e acadêmica do psiquiatra que dá nome ao museu, a prefeitura apresentará o seminário “Cultura e Saúde”, como parte da programação do 2º Festival Soy Loco Por Ti Juquery.
.
As sessões acontecem nos dias 19 e 20 de setembro, às 10h e às 14h no antigo Ambulatório do Juquery (Av. dos Coqueiros, s/n – em frente ao antigo Hospital Dia), e contarão com a presença de pesquisadores e artistas da área.

Toda a programação é aberta e gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e haverá emissão de certificado para os ouvintes que acompanharem todas as mesas.

Cultura e Saúde

Constituído pela produção dos internos do Juquery em ateliês artísticos-terapêuticos nos anos 1940 e 2000, o Museu Osório César possui ligação íntima com instituições como o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e o Museu de Imagens do Inconsciente, ambos localizados no Rio de Janeiro, cujos acervos também são formados por obras produzidas por internos de instituições asilares.

No entanto, ao contrário dos seus correspondentes cariocas, a recuperação histórica do MAOC vem se concretizando como equipamento cultural, e não como equipamento de saúde. Essa característica, ao mesmo tempo em que lhe imprime uma vocação voltada ao desenvolvimento cultural e artístico de Franco da Rocha e região, também pede que sejam acionadas outras experiências para ampliar suas possibilidades de atuação – inclusive aquela ligada à constituição de seu acervo, num contexto de experimentação de práticas de atenção à saúde mental.

Por isso, o seminário foi construído em parceria entre as Secretarias da Saúde e Cultura, além do Complexo Hospitalar do Juquery, em dois eixos. O primeiro, de caráter mais histórico, busca discutir e divulgar o legado da obra de Osório César, médico e crítico de arte responsável pelo início do desenvolvimento dos ateliês artísticos no Juquery, entre as décadas de 1940 e 1970.

O segundo eixo visa à apresentação e discussão de diferentes experiências de atenção à saúde mental que utilizam dispositivos artísticos e culturais, ampliando o repertório e a reflexão sobre ações desenvolvidas em contextos institucionais muito diferentes e as potencialidades da articulação entre as diferentes áreas envolvidas na assistência psicossocial, assim como entre o poder público e a sociedade civil.

Confira a programação completa:

Dia 19 de setembro (quinta-feira)
Das 10h às 12h30
Tema: Museus vivos e suas experiências
Convidados: Tenzin Siegrefid, Living Museum – Suíça;
Pola Fernandez, Casa B Residência Artística/Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea – Rio de Janeiro;
Mediação: Arturo Gamero, artista e curador de artes visuais do Festival Soy Loco Por Ti Juquery.

Das 14h às 17h
Tema: A obra de Osório César
Convidados: Rosa Cristina Carvalho: o pensamento estético de Osório César;
Raquel Carneiro Amin: novos olhares do público: o Mês das Crianças e dos Loucos;
Regiane Mendes e Mauro Aranha: #OsorioVive – projeto de reedição da obra “A expressão artística nos alienados: contribuições para estudo dos símbolos na arte”;
Mediação: Maria Heloísa Toledo Ferraz, pesquisadora responsável pela fundação do Museu Osório César em 1985.

Dia 20 de setembro (sexta-feira)
Das 10h às 12:30h
Tema: Práticas contemporâneas do cuidado
Convidados: Juliana Fernandes, Ponto de Cultura Maluco Beleza, do Serviço de Saúde Cândido Ferreira – Campinas/SP;
Gladys Schincariol, Museu de Imagens do Inconsciente – Rio de Janeiro/RJ;
Paula Karkoski, Centro de Retaguarda do Juquery – Franco da Rocha/SP;
Raphael Escobar, artista plástico atuante na região central de São Paulo – São Paulo/SP;
Graziela Kunsch, Clínica Pública de Psicanálise – São Paulo/SP.

Das 14h às 17h
Apresentação da oficina cultural de circo e roda de conversa entre os convidados, profissionais e usuários da rede de atenção psicossocial do município.

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior)