Seminário Municipal de Modelagem Matemática tem como tema “compartilhando boas práticas”

Aconteceu na última quinta-feira (12), o Seminário Modelagem Matemática com o tema “Compartilhando boas práticas”.

A prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, promoveu o encontro entre os profissionais das EMEBs da rede municipal de ensino, com o intuito de apresentar os trabalhos realizados pelos professores durante todo o semestre, sob a orientação do professor Douglas Barreto, doutorando pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica), que também trouxe a doutora Sônia Igliori para conferir a mostra.

A matemática é a ciência exata que estuda quantidades e fórmulas a fim de solucionar um determinado problema. A modelagem matemática trabalha a partir desses parâmetros, mas de maneira que o aluno consiga inserir no seu cotidiano o conceito abordado previamente em sala, facilitando o aprendizado por meio de teorias cognitivistas e metodológicas de maneira interdisciplinar.

Estavam presentes no seminário 16 escolas, sendo representadas por, pelo menos, um coordenador e um professor de cada série do 3º ao 5º ano das escolas da rede municipal.

Durante toda manhã, os educadores puderam expor e compartilhar todas as atividades que os alunos realizaram, com diversos assuntos como o sarampo, energia elétrica, hospital do Juquery, cadeia alimentar, cultura africana, desmatamento, entre outros.

A professora Tainan Carvalho, da EMEB Padre Egydio, trabalhou com os estudantes o tema sistema solar, usando materiais como maquetes, relógios, e o planetário para desenvolver os conceitos de multiplicação, rotação, translação, e distribuição dos planetas na órbita. Foi utilizado até mesmo um aplicativo de realidade aumentada como ferramenta de aprendizado, que foi a sensação entre os alunos.

A escola também trouxe depoimentos dos estudantes sobre as atividades, e a aluna Yasmim do 3° ano, deixou seu comentário falando sobre a experiência com o dispositivo.“Nós instalamos um aplicativo do sistema solar, foi muito legal, pois foi uma experiência nova”. Além disso, eles elaboraram uma gincana baseada em um tabuleiro humano com perguntas que unificavam todas as disciplinas em um único tema.

O orientador do projeto, Douglas Borreio, já desenvolve essa iniciativa nas escolas desde 2017, após fazer diversas pesquisas na área de estudo de suas formações. Ele explicou sobre como a iniciativa é fundamental para que os profissionais na área da educação se adequem aos novos modelos surgidos. “Os professores entenderam a proposta da modelagem, onde o principal foco deste trabalho é fazer o profissional pensar diferente dentro de sala de aula, para que os alunos consigam melhorar e absorver todo o aprendizado ensinado”.

(Texto: Danielle Magalhães Foto: Secretaria da Educação)