Exposição “Organicidades – Travessias por Franco da Rocha” chega ao Centro Cultural

A cidade de Franco da Rocha possui inúmeras representações culturais que são capazes de contar toda a sua história por meio das memórias eternizadas em suas construções. Pensando nisso, a prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura promoveu no último sábado (14), a abertura da exposição “Organicidades – Travessias por Franco da Rocha”, que apresenta produções artísticas que valorizam a narrativa cultural e histórica do município.

Veja fotos da exposição

A mostra ficará aberta ao público até 14 de outubro, nos seguintes horários: de segunda a sexta das 9h às 20h, aos sábados das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

O projeto nasceu a partir da iniciativa de 5 artistas interessados em desenvolver uma investigação artística, colaborativa e interdisciplinar que fosse além dos portões do Complexo Hospitalar do Juquery.

Para contribuir ainda mais com essa vivência cultural, foram selecionados outros 3 artistas locais por meio do I Edital de Fomento à Cultura de Franco da Rocha – realizado pelo ProAC Municípios, para participarem de uma residência artística junto aos idealizadores do projeto.

Com duração de 10 dias, a residência ofereceu ateliê coletivo, atividades de produção artística, encontros e orientações que traziam novos olhares sobre as histórias presentes na cidade.

Apresentando peças únicas, a exposição foi produzida pelos artistas Cris Proença, Edmar Almeida, Isabel Bei, Marcelo Bressanin, Marília Vasconcellos, Brian Chalega, Pedro Quintanilha, Silvia Sapucaia e o proponente Douglas Scotti.

Uma dessas obras é a colorida e vibrante “Juca vive”, do artista Douglas Scotti. A pintura foi produzida com inspirações nos grandes clássicos do mundo da arte que, segundo o artista, contrastavam com a realidade histórica do município. “O protagonista do quadro é um guerreiro da arte, meio quixotesco, com influências barrocas e do caboclo de lança do Maracatu, personagem pertencente a uma manifestação folclórica típica do estado do Pernambuco. A obra simboliza a luta de todos os representantes da cultura de Franco da Rocha, que sempre batalharam para tornar o ‘Juca’ um espaço de difusão cultural”, afirmou Douglas.

Dentre pinturas, desenhos e esculturas, a peça chamada “Relíquia” da fotógrafa e artista plástica Marília Vasconcellos mostra imagens antigas em miniatura do Complexo do Juquery.  Para representar a materialidade do lugar, também foi incorporada à obra uma escultura que retrata com mais detalhes a estrutura do complexo. A criação se assemelha a um carrossel, onde o visitante pode movê-lo para conhecer as particularidade da peça.

Marília Vasconcellos explicou como a iniciativa é necessária para a expansão do trabalho dos artistas locais. “O projeto tem esse princípio de empoderamento, que é importante para que você possa ler a cidade através da arte, e isso se torna uma inspiração para os artistas da própria região. Franco da Rocha é um lugar extremamente fértil em histórias, em camadas, em cultura, e espero que o ‘Organicidades’ inspire a todos” 

Anote na agenda

Exposição “Organicidades – Travessias por Franco da Rocha”
Data: de 14 de setembro a 14 de outubro
Horário: de segunda a sexta das 9h às 20h, sábado das 9h às 17h
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n, Centro – Franco da Rocha
Entrada gratuita

(Texto: Danielle Magalhães – Foto: César Iury)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).