Moradores do Parque Pretória participam de mais uma edição do Franco em Ação

O sábado (14), começou com muitas novidades para os moradores do bairro Parque Pretoria com mais uma edição do programa “Franco em ação”. O evento, que aconteceu na Escola Estadual Professor José Parada, mobilizou toda a comunidade e contou com diversos atendimentos e orientações sobre os serviços oferecidos pelo município. Confira as fotos do evento

Além disso, a população recebeu as autoridades locais para o anúncio da construção de uma nova creche na região.

Estavam presentes o prefeito Kiko Celeguim; a secretária da pasta da Educação, Renata Celeguim; o vice-prefeito, Dr. Nivaldo e os vereadores do município.

A nova unidade será construída na rua Ibis Dourado e terá 915 metros quadrados de área destinada às crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. O espaço contará com toda a estrutura física necessária para suprir as necessidades dos alunos, sendo seis salas de atividades, uma sala multiuso, um berçário com salas extras para repouso, fraldário, lactário, área de apoio, área administrativa e recreação.

A nova creche, além de gerar mais empregos, proporcionará conforto e qualidade no ensino para as crianças da região, auxiliando no desenvolvimento físico e psicológico com todo o suporte pedagógico à disposição.

De acordo com a secretária da Educação, o novo equipamento auxiliará no desenvolvimento do bairro como um todo. “Essa obra vai ser construída com recursos próprios do município e vai gerar mais oportunidades na área da educação infantil, também urbanizaremos uma região do bairro, pois um terreno vazio muitas vezes acaba sendo usado de maneira imprópria. Por isso, a nova creche só trará benefícios para o Parque Pretória Pretória”, afirmou.

Franco em ação

O Franco em Ação busca aproximar a população dos serviços que a prefeitura oferece, por isso em parceria com as Secretarias da Saúde, Governo, Educação, Esporte e Assistência Social e Cultura, a intenção é promover a interação entre os munícipes e a administração da cidade.

A equipe de profissionais da saúde marcou presença com atendimentos especializados, realizando 47 aferição de pressão e dextro, 17 vacinas e 9 testes rápidos de HIV e Hepatites B e C.

Para incentivar a leitura, foi montado um espaço com diversos títulos literários, incluindo quadrinhos e literatura de cordel. Para garantir a diversão, a equipe do Baú da Alegria não deixou ninguém parado oferecendo diversas brincadeiras para a criançada.

A equipe da Secretaria de Assistência Social apresentou os serviços já oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), como inscrições para o CadÚnico, cursos gratuitos ministrados no Centro Solidário, orientação sobre programas de transferência de renda, entre outros. A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Iara de Oliveira, falou sobre a necessidade de realizar ações voltadas ao lazer e cidadania nos bairros, para que a população tenha total alcance e conhecimentos sobre os serviços prestados.

“Essas ações têm efetividade porque alcançam as pessoas que não podem ir todos os dias nos CRAS. Algumas pessoas nem sabem que o Centro de Referência está dentro desse território. Então, hoje é uma oportunidade de aproximar a população do trabalho que nós fazemos”, afirmou a coordenadora.

(Texto: Danielle Magalhães Foto: César Iury)