Grupo de Ações Educativas e Preventivas da GCM realiza palestra de prevenção ao suicídio

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio, e como forma de incentivar a valorização a vida, o Grupo de Ações Educativas e Preventivas (GAEP) da Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha (GCM), realizou na última quarta-feira (18), uma palestra na Escola Estadual Prefeito Pedro Lelis de Souza, localizado no bairro Jardim Luciana. O evento recebeu cerca de 180 alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, com o intuito de apresentar diferentes formas de lidar com o assunto.

O GAEP trabalha promovendo palestras educativas sobre prevenção às drogas e a violência, além de motivar os jovens a adquirirem autoconfiança. Uma das frentes nas quais o grupo atua é no preparo dos adolescentes para os desafios do cotidiano, reforçando ainda mais o papel que a família exerce como um importante alicerce na vida de cada cidadão.

O tema da campanha deste ano é “Setembro Amarelo salva vidas”, e a ação é promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

As palestrantes Maria da Conceição Gomes e Cilmara Lima, começaram a atividade exibindo dados sobre o aumento dos casos de suicídio no Brasil e no mundo, e como dialogar sobre esse assunto, que é considerado um tabu na sociedade, é indispensável para que cada vez mais pessoas possam se informar e saber a melhor maneira de conseguir apoio.

De acordo com a inspetora, muitas vezes não existe uma causa aparente para o suicídio, por isso, é necessário reconhecer os sinais sem menosprezar a dor do próximo, mostrando que uma conversa pode fazer toda diferença. “Na maioria das vezes as pessoas que precisam encontram ajuda em nós. Já numa única palestra nós conseguimos transpor essa muralha e eles chegam até a gente para desabafar”, afirmou Conceição.

Para compor a programação, o palestrante Marco Aurélio Polidro apresentou um material baseado em pesquisas e, principalmente, em experiências próprias. O relato propôs um momento de compreensão e reflexão para quem assistiu a palestra.

Os alunos do 2º ano, com o intuito também de contribuir com a ação, produziram um panfleto explicativo que foi entregue aos participantes. O folheto continha diversas informações sobre diferentes canais de apoio psicológico.

Um dos idealizadores do projeto, o estudante Thiago Sales, de 16 anos, contou que a ideia de produzir o informativo surgiu depois de um episódio vivido dentro da sala de aula, fazendo com que eles se motivassem a amparar quem as pessoas que mais precisam e que muitas vezes não tem forças para desabafar.

“Num momento de desespero a pessoa pode estar com um dos panfletos no bolso e ele pode ajudar de algum jeito. Num primeiro momento pode parecer uma ação simples, mas tem um valor muito grande pois pode salvar vidas”, explicou Thiago.

A diretora Sandra Regina reforçou como a palestra é importante para que os estudantes possam tirar todas as suas dúvidas. “Muitas vezes a dúvida deixa os adolescentes na indecisão e isso pode levar à morte. Eles precisam saber que não precisam ter medo, porque todo o ser humano passa por uma dificuldade que pode ser superada. Nós queremos mostrar que a vida é feita de escolhas e eles podem escolher o melhor. Nós estamos aqui para ajudá-los”.

Busque ajuda

Caso você precise ou conheça alguém que necessite de ajuda profissional, o município possui serviços de apoio, como os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Eles são divididos em atendimento para transtornos mentais graves e persistentes (CAPS II), uso de álcool e drogas e infantojuvenil (CAPS i).

Você também pode ligar para o Centro de Valorização à Vida (CVV) pelo número 188 que atende 24 horas por dia, todos os dias da semana.

(Texto e foto: Danielle Magalhães)