Centro Cultural apresenta a peça “Sobre ciências e ternuras – estórias mal contadas acerca do meu chão”

Prestes a completar 75 anos, Franco da Rocha é uma cidade repleta de memórias e tradições. Para trazer ao público todos esses contos e causos, o Centro Cultural apresentará a peça “Sobre ciências e ternuras – estórias mal contadas acerca do meu chão”, com texto de André Arruda e direção de Lilian Soarez.

As apresentações acontecem nos dias 2, 9, 23 e 30 de outubro, às 20h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá. Para este evento é necessária a retirada de ingressos a partir das 19h no local.

Em cena, o poeta descreve momentos, lugares e personagens que fizeram e fazem parte do imaginário do município. Todas essas figuras são retratadas ao som de muita música e poesia entrelaçadas por um contador que convida o público a redescobrir o seu lugar.

Arruda também esteve à frente do projeto “Quem conta um conto aumenta Franco”, do Programa Franco Memória, que tinha como objetivo colher relatos e conhecer os personagens da cidade. Todas essas histórias eram apresentadas na Biblioteca Caio Graco da Silva Prado uma vez por semana, inclusive para alunos das escolas municipais.

A proposta rendeu ainda um gibi com os causos mais conhecidos da região.

Franco-rochense, ator e poeta

André Arruda passou a infância nos entornos do Complexo Hospitalar do Juquery onde seu pai trabalhou por 30 anos. Nascido em Franco da Rocha, aos 18 anos foi morar e trabalhar no Nordeste. Nessa época, seu contato com a música popular brasileira e com a poesia se tornaram mais acentuados.

Com o passar do tempo ele começou a escrever e fazer teatro, no entanto, durante anos deixou suas poesias guardadas na gaveta.

Um dia, completamente apaixonado pelos palcos, decidiu voltar para Franco da Rocha para estudar e se profissionalizar.

As poesias continuavam na gaveta, até que João Justino, seu primeiro professor de teatro em terras do Sudeste, o incentivou a mostrá-las aos colegas de turma.

Nesse dia André Arruda descobriu que fazer poesia era o melhor jeito de se expressar e daí para frente não parou, passou a participar de saraus, se inscreveu em concursos e juntou dinheiro para divulgar seus versos.

Com poemas publicados em diferentes antologias, Arruda possui duas obras autorais, “Franco Poemas” e “Estranheza”.

Anote na agenda

“Sobre ciências e ternuras – estórias mal contadas acerca do meu chão”
Data: Dias 2, 9, 23 e 30 de outubro
Horário: às 20h
Local: Centro Cultural Newton Gomes de Sá
Endereço: Av. Sete de Setembro – Vila Artur Sestini
Classificação: Livre
Público máximo: 40 pessoas
Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos no Centro Cultural a partir das 19h

(Texto: Luana Nascimento – Foto: Ewerton Geniseli)


Publicada em
Desenvolvido por CIJUN
ATENÇÃO!
A partir das 16h de sexta-feira (28/06), o sistema tributário da Prefeitura de Franco da Rocha passará por uma manutenção e estará inoperante até o dia 01 de julho (segunda-feira). A emissão de nota fiscal de serviços não será afetada, no entanto pode haver instabilidades.
Para emitir Nota Fiscal de Serviço a partir de 01/07
Para fechamento do movimento mensal ou eventuais cancelamentos de notas fiscais e declarações referentes ao mês de 06/2024 acesse:
A previsão de normalização é terça-feira (02).