Descobrindo o bairro: Alunos da EMEB Luiz Simionato fazem passeio pelo Jardim Luciana

Na última, os alunos participantes do programa Franco Educa Mais, da Escola Municipal de Ensino Básico Luiz Simionato, participaram de uma expedição para que conhecessem o território perto da escola.

O objetivo da ação é fazer atividades lúdica e educativas fora da sala de aula, além de trabalhar a história do bairro, conhecer os comerciantes e interagir com os moradores.

O primeiro passo dos alunos e professores foi mapear o entorno da escola para traçar o percurso a realizado, a fim de explorar as potencialidades e fragilidades do bairro.

De acordo com a diretora da EMEB, Irinéia Monteiro, hoje o Jardim Luciana é ocupado por várias empresas, por isso, ela decidiu entrar em contato com o Grupo Publi Sigma agendar uma visita a algumas delas, que atenderam prontamente ao seu pedido.

A primeira expedição fora da sala de aula ocorreu pelas ruas do entorno da escola. Os vizinhos foram despertados ao som de instrumentos musicais e do barulho das crianças. Animados, os alunos fizeram perguntas aos comerciantes locais e interagiram com os moradores.

O passeio incluiu ainda uma excursão até um campo aberto, para os pequenos brincarem e explorarem tudo o que havia pelo caminho. A vegetação foi bastante examinada pelas crianças, que foram munidas de lupas, agendas e lápis para que registrassem as observações levantadas durante o percurso.

A diretora Irinéia afirmou que a equipe da escola acredita em uma escola que faça real sentido para as crianças. “Nosso maior objetivo enquanto profissionais da educação é humanizar o ensino. Quantos conhecimentos e possibilidades uma expedição pode causar em uma criança? A certeza é que teremos ainda muitas experiências para contar”, comentou.

Por fim, chegou o dia de conhecer as empresas do bairro, com a intenção de saber como acontecem os processos dentro de cada uma delas. O Grupo Publi é especializado em comunicação visual e organização de eventos, já a Sigma trabalha com mecânica automotiva e funilaria.

“As crianças acompanhavam tudo com um olhar de encantamento por tudo que contemplavam, o que ajudou nas aulas e na maior compreensão dos alunos nas atividades aplicadas em sala de aula”, encerrou Irinéia.

Na visita, as crianças descobriram as dependências do local e o processo que ocorre por meio das diversas impressoras que realizam banners e cartazes. Elas ainda puderam ver de perto a manutenção de veículos de grande porte, como carro de bombeiros.

Programa Franco Educa Mais

É um projeto de ampliação do tempo de aprendizagem dos estudantes dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental I, no contraturno ao horário escolar. O programa visa a ampliação de estratégias diferenciadas de formação integral, ou seja: se uma criança não aprende de forma satisfatória nas condições gerais em que outras crianças aprendem, O Franco Educa Mais oferece outras alternativas que permitam descobrir que os conhecimentos podem ser desenvolvidos por outros caminhos e meios.

(Texto: Gabriela Saça – Fotos: Equipe Educação)