Idosos participam de oficina de cartões-postais no Centro Dia do Idoso

O Centro Dia do Idoso (CDI), organizou nesta quinta-feira (26), uma oficina de cartões-postais para os frequentadores. Coordenada pela artista e professora, Cristiane Proença, a ação teve como objetivo relembrar a história cultural da cidade e promover um momento de lazer e descontração para os idosos.

A inspiração para fazer a oficina acontecer nasceu do projeto “Organicidades”, que tem como temática a cidade de Franco da Rocha. A elaboração da exposição foi feita por 9 artistas, entre eles, Cristiane Proença. A mostra busca resgatar as memórias do município e recriá-las em forma de pinturas, desenhos e esculturas.

Os cartões-postais, foram feitos em folha sulfite, com pincéis de diferentes tipos, tinta guache e lápis grafite. Cada participante pôde escolher entre as imagens dos pontos históricos do município, como a atual Casa de Cultura Marielle Franco, prédio que já abrigou a antiga Biblioteca Municipal, e que no início de sua construção foi a primeira escola da cidade

Também havia imagens de outros pontos históricos como a Igreja Imaculada Conceição, o Complexo Hospitalar do Juquery, a antiga estação de trem, a Cachoeira da Quarta Colônia, localizado no bairro Parque Pretória e o Museu Osório César. Assim, os frequentadores desenhavam o local escolhido e depois pintavam com a tinta guache.

Segundo uma das participantes do grupo de idosos com debilidades, quando essas oficinas acontecem eles conseguem aprender mais. “Aqui é a minha segunda casa, eu não gosto de ficar parada, tudo que tem aqui eu gosto de fazer, mesmo usando só uma das mãos, pois a outra não consigo abrir”, afirmou Maria da Guia, de 68 anos.

De acordo com a coordenadora do CDI, Gislaine Manga, o serviço prestado aos idosos consiste em valorizar a saúde e o bem-estar, visto que alguns apresentam problemas como diminuição cognitiva ou algum grau de demência. “Apesar de estarem acostumados com as atividades diárias, quando há ações extras que os idosos ainda não conhecem, eles se sentem valorizados, o que ajuda na qualidade de vida deles”, declarou.

Francisco de Jesus, 84 anos, falou como se sentiu participando da oficina. “A gente chega numa idade mais avançada e tem dificuldades, então serve como motivação. Eu me sinto ‘tranquilão’ quando estou aqui”, contou animado.

Professora de artes, Proença, falou sobre a oportunidade de dar aulas para idosos. “Estou vivenciando e aprendendo com eles, apesar de já ter lecionado para o EJA (Educação de Jovens e Adultos), considero como minha primeira experiência trabalhando arte com eles. É muito importante para mim poder trazer esse projeto aqui”.

Organicidades

“Organicidades – Travessias por Franco da Rocha”, é um projeto exposição que apresenta produções artísticas que valorizam o contexto histórico do município. O principal objetivo da exposição é a propor ao visitante o reconhecimento da história da cidade por intermédio da arte. Saiba mais.

Os interessados em conhecer o projeto na íntegra podem visitar a exposição no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, de segunda a sexta das 9h às 20h, aos sábado das 9h às 17h, até o dia 14 de outubro. O endereço é av. Sete de Setembro, s/n, centro.

(Texto e fotos: Heloísa Maia)