Centro Cultural apresenta a exposição fotográfica “Mulheres e Saberes”

O projeto “Mulheres e Saberes”, idealizado pela fotógrafa Meire Ramos, buscou resgatar as tradições populares exercidas pelas figuras femininas da cidade, como o trabalho feito benzedeiras, parteiras e curandeiras. O material colhido pela artista resultou em uma exposição fotográfica homônima, que será aberta ao público a partir do dia 18 de outubro, às 19h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

Contemplado pelo Edital de Fomento à Cultura, por meio do ProAC Municípios, da prefeitura de Franco da Rocha, o projeto consistiu em um estudo feito com mulheres responsáveis por ofícios tradicionais e que foram se perdendo ao longo do tempo. O resultado obtido foi transformado em produções artísticas, como fotos, intervenções e textos, que ficarão expostos para visitação até 18 de novembro.

A abertura da exposição contará com a apresentação das Andorinhas do Lago Azul, grupo de mulheres cantadoras que se conheceram em 2015 durante as atividades para idosos organizadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Lago Azul.

O projeto

Em sua pesquisa, Meire Ramos buscou o equilíbrio e o respeito entre a tradição e a modernidade, a fim de valorizar a tradição popular e a cultura do município. Além de dar visibilidade para arte visual relacionada com a beleza estética e com a criatividade.

O estudo contou com a participação de 21 mulheres mapeadas e 17 entrevistadas, entre as quais estavam antigas parteiras, benzedeiras e curandeiras. Os meios técnicos utilizados foram a história oral, como caminho de investigação de um conjunto de saberes e práticas que compõem as vivências passadas, e intervenções cênicas para expressar os depoimentos colhidos.

Segundo Meire, as mulheres entrevistadas podem ser consideradas instrumentos divinos, que exibem força, poderes de cura e conhecimento em relação às ervas e plantas, por isso serão representadas por meio de registros documental, visual, textual e fotografias de retrato.

Anote na agenda

Abertura da exposição fotográfica “Mulheres e Saberes” + show do grupo Andorinhas do Lago Azul
Data: 18 de outubro (sexta-feira)
Horário: às 19h