Campanha Outubro Rosa oferece programação especial voltada à saúde da mulher

Com a chegada do mês de outubro, a prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, preparou atividades especiais em apoio ao movimento “outubro rosa”.

Ações como coleta de exames, testes rápidos, palestras, rodas de conversas, oficinas e atividades físicas serão disponibilizadas em diversos pontos da cidade.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram registrados 59.700 casos em 2018, o que corresponde a 29,5% das mulheres acometidas pela doença.

Por isso, é importante o diagnóstico precoce que auxilia no combate ao câncer de mama e, consequentemente, reduz o número de casos.

Confira a programação:

-Teste rápido e encaminhamento para mamografia
Data: 5 de outubro (sábado)
Horário: 10h às 17h
Local: Terminal Metropolitano Leste

-Teste rápido e encaminhamento para mamografia
Data: 12 de outubro (domingo)
Horário: 10h às 17h
Local: Terminal Metropolitano Oeste

-Teste rápido, encaminhamento para mamografia e coleta de papanicolau
Data: 26 de outubro (sábado)
Horário: 9h às 17h
Local: Praça Domingos Antônio Lopes, s/n – em frente à Estação Baltazar Fidélis da CPTM

Durante o mês de outubro todas as UBSs da cidade seguirão o seguinte calendário:
– Teste rápido
Data: 14 de outubro (segunda-feira)

– Planejamento e Sexualidade
Data: 15 de outubro (terça-feira)

– Papanicolau e Mamografia
Data: 16 de outubro (quarta-feira)

– Climatério
Data: 17 de outubro (quinta-feira)
Horário: 8h às 16h

– Roda de conversa “Empoderamento Feminino”
Data: 18 de outubro (sexta-feira)
Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade

Data: 23 de outubro (quarta-feira)
Local: CSU (Centro Social Urbano) – Rua Nelson Rodrigues, 400, centro

Data: 30 de outubro (quarta-feira)
Horário: às 7h30
Local: Academia da Saúde, ao lado do Parque Municipal Benedito Bueno de Morais – Rua Nelson Rodrigues, 400, centro

– Palestra: Prevenção de câncer de mama e colo de útero
Todas as segundas e terças-feiras do mês de outubro
Horário: às 9h
Local: CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) – Rua Nelson Rodrigues, s/n, centro
Local: CTA SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada) na Praça da Saúde – Rua Nelson Rodrigues, s/n, centro

Data: 14, 15, 16, 17 e 18 de outubro
Horário: Período da manhã
Local: Casa de Atenção à Saúde da Mulher na Praça da Saúde – Rua Nelson Rodrigues, 483, centro

Data: de 14 a 18 de outubro
Horário: Período da manhã
Local: Centro de Especialidades na Praça da Saúde – Rua Dr. Hamilton Prado, 90, centro

Oficinas e atividade física

– Oficina de turbante
Data: 21 de outubro (segunda-feira)
Horário: às 10h
Local: Praça da Saúde – Rua Nelson Rodrigues, 483, centro

– 1ª Corrida Outubro rosa contra o câncer de mama
Data: 27 de outubro (domingo)
Horário: às 8h
Local de saída: Parque Municipal Benedito Bueno de Morais
Poderão participar pessoas a partir dos 15 anos. Inscrições podem ser feitas a partir de 7 de outubro neste link
7/10 – abertura do 1º lote com 90 inscrições
14/10 – abertura do 2º lote com 90 inscrições
No dia da corrida serão abertas outras 50 inscrições
Percurso: Saída do Parque Municipal, seguindo pelo viaduto, passando pelas ruas Basílio Fazzi, Amália Sestini até a Avenida Israel. A volta será pela rua Dr. Hamilton Prado
Os participantes receberão camiseta e bolsa “outubro rosa” e os primeiros colocados ganharão medalha e troféu

Sobre a Campanha

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, com intuito de arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

A intenção do movimento é alertar sobre a prevenção do câncer de mama e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde. Além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional.

Por outro lado, no Brasil o movimento só teve destaque após a primeira ação no ano de 2002, quando o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, localizado no parque Ibirapuera, em São Paulo recebeu iluminação cor de rosa.

O câncer de mama

É formado pelo crescimento desordenado de células, em vista disto, há vários tipos de câncer de mama. A doença pode evoluir de diferentes formas, tendo em alguns tipos o desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. O sintoma mais comum é o aparecimento de um caroço na mama.

(Texto: Heloísa Maia – Arte: Dalmir Junior)