Programa Esporte em Ação reúne escolas no Centro de Iniciação ao Esporte do Parque Vitória

Na tarde desta quarta-feira (9), deu-se início a 2° edição do programa “Esporte em Ação”, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e da Secretaria de Esporte e Lazer. O evento aconteceu no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), situado no Parque Vitória, e visa estimular a interação entre crianças de diferentes escolas do município. Veja fotos do evento.

“Esporte em Ação” é um projeto que nasceu com intuito de integrar as crianças das EMEBs Padre Egydio José Porto, Luiz Simionato e a Escola Estadual Professor José Parada. Essa inclusão tem como objetivo aumentar o desempenho e aprendizagem dos alunos, além da aproximação entre as famílias e a comunidade.

O coordenador de esportes Aguinaldo de Jesus, conta como é importante esse tipo de interação entre escolas. “Aqui não existe a ideia de divisão e competição, esse programa é anual e concede aos alunos incentivo à prática esportiva. Nós escolhemos o mês de outubro em comemoração ao dia das crianças, para que a data não passe em branco”, afirmou.

O evento

Os alunos foram divididos em diferentes equipes, cada uma contou com dois professores que fizeram um circuito de handebol, mini-hand (mini-handebol), futsal, badminton, raquete e cone

Durante o circuito, cada jogo teve duração média de 20 minutos, sendo 5 grupos para alternar as atividades, ou seja, a equipe que já havia jogado handebol, ia para o mini-hand, e assim por diante.

“É de extrema importância esse agrupamento, me sinto realizado e agradecido ao ver as crianças participando deste projeto. Depois de 2 a 3 dias eles ainda ficam comentando comigo sobre esse momento vivenciado aqui”, conta Cicero Rodrigues, inspetor escolar da EMEB Padre Egydio.

Segundo Aguinaldo de Jesus, no próximo ano, em parceria com os professores, ele pretende celebrar o mês das crianças com mais escolas da região. Deste modo, ampliará a diversão das crianças, a união na educação municipal e o incentivo à prática do esporte. Além de gerar de valores entre outras escolas e comunidades.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Heloísa Maia/Equipe Esporte