Alunos da Escola Estadual Profª Elvira Parada Manga visitam a prefeitura

Na manhã de terça-feira (9), alunos do 6° ano da Escola Estadual Profª Elvira Parada Manga fizeram uma visita à prefeitura. A excursão incluiu ainda um bate papo com o prefeito Kiko Celeguim e um passeio pela Câmara Municipal para assistirem a uma sessão ordinária.

Acompanhados pelo diretor José Carlos Calado e pelas professora Maria de Lourdes e Renata Bezerra, os 60 alunos estiveram na prefeitura para conhecer mais sobre a organização do Poder Executivo, entender quais são as suas responsabilidades e conhecer seu representante.

A ideia surgiu em sala de aula quando as professoras trabalharam a temática “Eleições na Roma Antiga”. O projeto visa mostrar às crianças a origem do voto, o conceito de democracia e as atribuições dos Três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Trabalhamos as questões eleitorais comparando como era naquela época e como é hoje”, explicou Maria de Lourdes. “Para eles, os políticos e candidatos são deuses, então pensamos em trazê-los aqui mostrar que são pessoas como nós, mas que democraticamente representam a população”, destacou.

No decorrer do passeio, os alunos conheceram o gabinete do prefeito Kiko Celeguim, sendo uma oportunidade para apresentarem ideias e sugestões de melhorias para a cidade, além de tirar dúvidas sobre o dia a dia da gestão municipal.

Preparadas para o bate-papo, as crianças perguntaram como funcionam os benefícios sociais, como o Bolsa Família, se o prefeito pretende construir novos hospitais, quais são as dificuldades em administrar a cidade, pontos positivos e negativos do cargo e como é ser prefeito.

O prefeito respondeu as questões dos estudantes e falou sobre as responsabilidades das autoridades. “A participação de vocês é fundamental para que possam saber como funcionam as finanças da cidade, quais são as responsabilidades das autoridades e eu espero que esse encontro desperte em vocês o interesse em ser os prefeitos e vereadores do futuro”, afirmou.

Na sequência, os alunos foram para a Câmara dos Vereadores, sede do Poder Legislativo de Franco da Rocha, para participarem de uma sessão ordinária, na qual os vereadores votam em projetos importantes para a comunidade.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Orlando Junior