Secretaria da Saúde entrega uniformes para funcionários

A prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Saúde, entregou na tarde da última segunda-feira (4), uniformes aos funcionários municipais. A entrega dos kits aconteceu no Ginásio de Esportes Paulo Rogério Seixas e contou com a presença do vice-prefeito, Dr. Nivaldo e da secretária da pasta, Lorena Rodrigues.

No total, foram distribuídos 28 kits para o Serviço Municipal de Emergência (192) e centenas de uniformes para os Agentes Comunitários de Saúde de todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde), além dos Agentes de Vigilância Sanitária, da Vigilância Epidemiológica, Zoonoses e colaboradores do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Também foram entregues camisetas e jaquetas para os setores administrativos, e jalecos para os profissionais da saúde (médico, enfermeiro e técnico).

A diretora de Atenção Básica, Alessandra Maria Rocha, ressaltou que os novos uniformes são essenciais para identificação e bem-estar dos servidores. “É uma reaquisição dos colaboradores, o que cria confiabilidade na população quando recebem as visitas nos seus domicílios. Além de ser uma forma de segurança para os diversos serviços de saúde”, frisou.

Agentes Comunitários de Saúde

O serviço conta com 130 funcionários que realizam atividades para prevenir doenças e ajudar nos problemas da comunidade. Por meio de visitas às residências das famílias e seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde, os agentes fazem perguntas a fim de identificarem situações de risco, moradores que sejam portadores de alguma doença, dependentes químicos ou crianças que não frequentam a escola. Assim, eles podem oferecer assistência e orientação os munícipes.

Agentes de Vigilância em Saúde

Esse serviço conta com cerca de 41 funcionários, sendo 22 agentes de zoonoses, que orientam a comunidade sobre insetos e transmissores de doenças, 9 agentes sanitários e 10 da vigilância epidemiológica que juntos promovem e protegem a saúde da população com tarefas de eliminar, reduzir e prevenir problemas sanitários resultantes do meio ambiente. Além de fiscalizar com a finalidade de combater riscos, desde a produção até o consumo de produtos e serviços relacionados à saúde populacional.

CEREST

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador faz parte do SUS (Sistema Único de Saúde), e engloba cerca de 5 funcionários que atuam oferecendo auxílio aos trabalhadores empregados, autônomos e desempregados que possuem problemas de saúde provocados pela atividade profissional que exercem ou exerceram.

O Serviço Municipal de Emergência (192)

Constituído por 39 funcionários e 11 colaboradores terceirizados, a equipe que reúne enfermeiros, condutores socorristas, auxiliares e técnicos de enfermagem receberam, kits que contém 2 camisetas polos, 2 calças com refletores, 1 jaqueta com refletor e botas. O setor administrativo também recebeu 2 camisetas, em geral cada uniforme tem identificação conforme a função exercida.

De acordo com o diretor de Atenção Especializada e de Urgência e Emergência, João Lopes, neste ano de 2019, foram contabilizados cerca de 4 mil atendimentos do serviço 192, além das transferências realizadas pela UPA (Unidade De Pronto Atendimento) de Franco da Rocha.

Por isso, a prefeitura, em parceria com a Secretaria da Saúde tem investido em prol da melhoria desse serviço. No decorrer dos anos, a frota da ambulância aumentou e a equipe ganhou novos integrantes. Com a aquisição dos uniformes completos o setor de Urgência e Emergência Municipal ficou de cara nova.

Dolirio Rodrigues, condutor socorrista, trabalha há 28 anos para o Serviço de Resgate e comentou sobre sua rotina de trabalho. “Trabalhamos 12×36 em função do telefone, a população liga e nós prontamente vamos atendê-los. Agora está uma maravilha, antigamente éramos só nós, os condutores, hoje, temos equipe administrativa e de enfermagem. Assim, dependendo da ocorrência, há um tipo de acompanhamento na ambulância, mas a maioria das vezes são os técnicos de enfermagem que apoiam” concluiu.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Orlando Junior/Equipes do Serviço Municipal de Emergência