Franco da Rocha garante medalhas na 83ª edição dos Jogos Abertos

Franco da Rocha marcou sua participação na 83ª edição dos Jogos Abertos que aconteceram em Marília entre os dias 11 e 23 de novembro. A competição mobilizou 85 atletas da cidade, que disputaram 6 modalidades distribuídos entre feminino e masculino. O município terminou a competição em 53º lugar e trouxe para casa 4 medalhas conquistadas no atletismo, natação ACD (atletas com deficiência) e xadrez.

Os Jogos Abertos possuem grande tradição esportiva e acontecem em diferentes lugares do estado de São Paulo desde 1936. Neste ano a cidade escolhida para sediar a competição foi Marília, que reuniu 31 modalidades e mais de 200 municípios inscritos.

Um dos destaques da cidade foi a vitória do xadrez feminino que disputou 3 rodadas no sistema schuring (todos contra todos). Na primeira rodada, a equipe enfrentada foi da cidade de Piracicaba, e com um jogo estratégico e focado, as franco-rochenses garantiram a vitória por 3X1. Na segunda partida, o time disputou contra Ourinhos, e com um placar de 3X1 garantiu a medalha de prata com uma rodada de antecedência devido a pontuação alcançada.

Na disputa contra São Sebastião, as adversárias acabaram levando o ouro, mas com a segunda colocação a vaga para os jogos de 2020 já está garantida. Essa é a primeira vez na história da cidade de Franco da Rocha que uma equipe feminina conquista vaga para os jogos abertos e ganha o troféu de prata inédito na 2° divisão dos jogos abertos, feito que entra para a história da modalidade como o primeiro conquistado nos esportes de tabuleiro.

O técnico Filipe Peretti Duarte, ressalta algumas dificuldades em relação a competição mas agradece o empenho da equipe. “Tínhamos chances de conquistar o ouro, mas 5 integrantes não puderam participar por diversos motivos particulares. As meninas se adaptaram rápido garantindo a prata inédita na história da modalidade em nosso município. Essa conquista é importante para os mais de 140 alunos espalhados pelas escolinhas da cidade, e acaba servindo de motivação pra eles”, finalizou.

Mais vitórias

O corredor Leonardo dos Santos competiu nos 800 metros rasos e conseguiu a marca de 1’52’, garantindo a segunda colocação e a medalha de prata. O atleta de 17 anos que foi descoberto nos Jogos Escolares, já demonstra um futuro promissor no esporte; já está entre os três melhores tempos de prova do Brasil em sua categoria. Na última edição dos Jogos Regionais, o jovem também ganhou destaque e alcançou o lugar mais alto do pódio.

Para o nadador Kevin de Melo de apenas 14 anos, a competição trouxe mais experiência na sua recente carreira no esporte. Uma das revelações das escolinhas da cidade, o garoto mostrou todo o seu empenho e força na prova de 100 metros costas na categoria ACD, e faturou a prata diante de outros 5 competidores. Já nos 400 metros medley, Kevin também demonstrou muita garra e atitude, classificando-se entre os três primeiros colocados e faturando o bronze.

A secretária de Esporte e Lazer Silmara Ciampone conta como os resultados impactam diretamente no desenvolvimento do esporte de Franco da Rocha. “Eu acredito que tenha sido um dos nossos melhores resultados, principalmente por ter revelado talentos da cidade, pois o nosso objetivo é incentivar cada vez mais a participação dos atletas do nosso município, porque eles precisam ter esse apoio. Precisamos valorizar os talentos que nós temos aqui, criando condições e possibilidades para a entrada deles no esporte”.

Texto: Danielle Magalhães – Foto: Secretaria de Esporte e Lazer