Conselheiros Municipais da Saúde tomam posse no gabinete da prefeitura

A posse dos novos Conselheiros Municipais da Saúde aconteceu no último dia 21 de novembro, no gabinete da prefeitura. A cerimônia, promovida pela Secretaria da Saúde empossou 24 conselheiros, entre titulares e suplentes, que de agora em diante desempenharão as funções estabelecidas para o cargo em um mandato de 2 anos.

O papel do conselheiro é atuar na formulação e no controle de execução da política municipal de saúde, a fim de garantir a participação da sociedade no processo, promovendo assim uma gestão eficiente da saúde na cidade e o exercício pleno da cidadania.

Entre as atribuições dos conselhos municipais de saúde estão o controle de verbas da saúde, bem como as que são enviadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dos repasses de programas federais, participação e elaboração das metas para a saúde do município, controle das ações executadas na área, entre outras responsabilidades.

A função do conselheiro não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse público, onde sua representação acontece de maneira paritária, sendo 50% de representantes de usuários, 25% de trabalhadores da saúde, 25% de representantes do governo e prestadores de serviços privados, distribuídos em 10 categorias.

Estiveram presentes na cerimônia de posse o prefeito Kiko Celeguim, o vice Dr. Nivaldo Santos, a secretária da Saúde Lorena Rodrigues e o vereador Alex do Posto. Em sua fala, o prefeito lembrou a importância de exercer esse tipo de atividade para a sociedade, contribuindo no aperfeiçoamento dos serviços oferecidos.

“No Brasil nós conseguimos conquistar com muita luta alguns direitos, e os principais estão na área da saúde. Por isso, mesmo em momentos de crise econômica como essa que estamos vivendo, temos que lutar para manter todas as conquistas e garantir que elas sejam mantidas de maneira igualitária. O sistema de saúde tem muito o que melhorar, e é papel de vocês trabalharem para ajudar a aperfeiçoá-lo”, disse o prefeito.

O ex-presidente do conselho, senhor José Manoel de Souza, que ficou no cargo por dois mandatos falou sobre os principais desafios encontrados na área.

“Acredito que seja importante entender qual é o real papel do conselheiro na sociedade porque envolve uma série de ações, como fiscalização dos recursos com responsabilidade, sendo imparcial na tomada de decisões e até mesmo fazer a gestão da própria população, incentivando a participação do povo, que muitas vezes pouco participa mas cobra muito. Como ex-conselheiro, desejo muito boa sorte para eles, e estou aqui à disposição para ajudar naquilo que for preciso”, declarou.

A secretária da pasta, Lorena Oliveira destacou a grande participação na eleição a saudou a todos os eleitos. “Estamos muito felizes em saber que vocês querem participar e fazer esse controle social da saúde. Quero renovar meu compromisso de executar todas as ações com legalidade e dentro dos princípios do SUS. Apesar de todos as dificuldades, nós temos que fazer essa defesa do sistema e nos esforçarmos sempre para vencer os obstáculos. Conto com o trabalho de todos vocês”, finalizou.

Texto: Danielle Magalhães – Foto: Orlando Junior