Franco da Rocha sedia torneio InterCaps Regional de Futsal

Franco da Rocha sediou o último torneio InterCaps Regional de Futsal. A competição aconteceu no dia 25 de novembro, no Ginásio Carlos Vicente Ferreira, a famosa “Quadra Azul”, no Jardim Cruzeiro e reuniu equipes do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) e do CECO (Centro de Convivência) da cidade e dos municípios de Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e Mairiporã, onde o time de Franco conquistou o 3° lugar.

Cada cidade levou cerca de 10 a 15 jogadores e torcida, totalizando em média 80 pessoas, incluindo os assistentes sociais, psicólogos e educadores físicos. O vice-prefeito Dr. Nivaldo também fez parte da torcida pela cidade e entregou as medalhas aos participantes ao final da competição.

Para iniciar as partidas, os atendidos foram divididos em dois times de municípios distintos. Na abertura, Franco da Rocha enfrentou a cidade de Francisco Morato e acabou perdendo pelo placar 6×2. Depois, Caieiras jogou com o time de Mairiporã, que marcou 7×0. Na sequência, Franco venceu Cajamar por 5×0, e com um placar de encher os olhos, Francisco Morato derrotou Mairiporã por 9×0. Já o time de Caieiras também levou a melhor na disputa com Cajamar por 8×1.

Em seguida, a equipe da casa venceu o time de Mairiporã por 2×1, Francisco Morato ganhou de Caieiras por 6×2 e Cajamar se saiu bem no jogo contra Mairiporã com o placar de 3×2.

Franco da Rocha também jogou com Caieiras e venceu por 4×3 e Francisco Morato se saiu melhor que Cajamar com o resultado de 3×1.

Na semifinal, Caieiras eliminou o time da casa com um resultado robusto de 7×3, já Cajamar derrotou o time de Francisco Morato 8×2. Deste modo, seguiram para semifinal quatro municípios, sendo Caieiras, Cajamar, Francisco Morato e Franco da Rocha.

Logo, deu-se início a disputa pelo terceiro lugar, que ficou acirrada entre os cajamarenses e franco-rochenses, que chegaram à vitória com muita garra nos pênaltis com o placar de 2×0.

A final aconteceu entre a equipe de Francisco Morato, que levou a melhor, goleando os adversários de Caieiras e conquistando o título após o placar de 5×0. Assim, Francisco Morato ficou com a 1° colocação e levou medalha de ouro; Caieiras de prata e Franco da Rocha o bronze.

CAPS II e Centro de Convivência

O CAPS ll presta serviço de atendimento para pessoas maiores de 18 anos com sofrimento mental severo e persistente. Já o CECO é um espaço destinado a pessoas com deficiência mental com idade a partir de 12 anos.

De acordo com a gestora do CAPS II, Ana Paula Batagin Andreto, a inspiração para iniciar a competição surgiu por meio do grande Torneio InterCaps de Futebol, que ocorre todos os anos em Campinas desde a década de 80. Com isso, após determinado tempo de treinamento, o CAPS ll começou a participar na edição de 2015 em Campinas.

No entanto, há aproximadamente dois anos os integrantes do CAPS e do CECO treinam juntos nas manhãs de segunda-feira no Ginásio Carlos Vicente Ferreira.

Os treinamentos começam com condicionamento físico acompanhado por um profissional de educação física e pelos assistentes sociais e psicólogos. Depois, a equipe segue a pé até a quadra para iniciar as partidas do treinamento de futsal.

Esporte e saúde

A prática do esporte diminui a tensão emocional, o estresse e controla a ansiedade. Ainda de acordo com Ana Paula, a importância da prática esportiva é muito grande para os frequentadores do CAPS. “Além do ganho com qualidade de vida, vitalidade e diminuição do estresse do dia a dia, o esporte promove integração e união entre as pessoas, tenham elas sofrimento mental ou não, além de proporcionar alegria e entusiasmo. O esporte é muito terapêutico”, encerrou.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Orlando Junior