Com a proximidade do verão, prefeitura intensifica ações de combate à dengue

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Zoonoses e Vetores, realizou nos dias 23 de novembro, 4 e 7 de dezembro, mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti. As ações aconteceram nos bairros Jardim Progresso, Lago Azul e Centro.

Em Franco da Rocha, os mutirões de combate à dengue estão sendo feitos desde o começo do ano. Agentes de combate à endemias (AGE), agentes comunitários de saúde (ACS) e outros profissionais do núcleo de zoonoses e vetores percorrem os bairros realizando atividades preventivas, educativas e de controle vetorial. São visitadas residências, comércios, canteiros de obras, escolas, dentre outros estabelecimentos públicos e privados, a fim de eliminar o mosquito e as doenças transmitidas por ele.

Os três últimos mutirões somaram 3.977 visitas, onde foram encontrados três focos, sendo um no Centro e dois na Vila Bazu. Nestes casos, os criadouros foram eliminados e os munícipes receberam um folheto informativo.

Os mutirões são realizados em pontos específicos da região e os agentes são devidamente treinados para auxiliarem na orientação, eliminação de criadouros e de possíveis focos, que muitas vezes passam despercebidos.

As visitas demoram em média, de 10 a 20 minutos, dependendo do tamanho da casa, do quintal e da quantidade de objetos encontrados. Os agentes orientam que os moradores também façam verificações semanais em suas casas, pois o ciclo de vida do mosquito, do ovo até tornar-se adulto, pode se completar neste período.

Confira algumas dicas para combater os criadouros do mosquito:

Garrafas PET e de vidro: Devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou virados para baixo;

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso;

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente;

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo;

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas;

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados;

Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão, no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda;

Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água;

Texto e fotos: Gabriela Saça/César Iury