Graduações de judô e capoeira marcam o final de semana

Para marcar a dedicação e empenho dos atletas que treinam nas aulas oferecidas pela prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, no sábado (7) e domingo (8), aconteceram trocas de faixa de judô e corda da capoeira durante a confraternização de final de ano do grupo. Os eventos foram organizados no salão do Centro Social Urbano (CSU), localizado do parque municipal.

Veja fotos do evento.

Com mais de 100 alunos presentes, com idade a partir de três anos, os atletas do judô foram avaliados pela professora Daniela de Jesus, em provas teóricas que abordam assuntos voltados ao judô e à prática esportiva, para classificar o grau de aperfeiçoamento das técnicas da luta. As graduações variam de acordo com cada faixa etária.

Troca de corda de capoeira

Já no domingo (8), foi a vez da dedicação dos alunos da capoeira ser reconhecida, com uma festa de confraternização e troca de corda. Com muita música e festa, a disputa para alcançar a graduação foi marcante.

O professor André Luís e seus alunos montaram uma apresentação antes da disputa e mostram para todos os presentes a dança jongo, também conhecido como caxambu e corimá, um ritmo de origem africana e que possui características musicais que se assemelham as da capoeira.

Por fim, foi feita uma roda de capoeira, onde os alunos tinham que jogar com outros professores e mestres convidados para conquistar a corda de uma das cores da bandeira do Brasil, sendo equivalente a sua aptidão ao esporte. E para chegarem até a graduação, assim como no judô, foram feitas avaliações teóricas e práticas.

Texto e fotos: Gabriela Saça