Agentes Comunitários de Saúde realizam visita domiciliar para atualização cadastral dos usuários do SUS

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo uma atualização de dados dos usuários cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento é realizado mediante visita domiciliar dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Durante a visita são preenchidas informações como endereço, documentos pessoais e telefones na ficha do “e-SUS”, sistema de informação do Ministério da Saúde, para que sejam identificados dados como número de pessoas residentes no local, quadro de saúde de adultos e idosos, entre outros dados ligados a saúde das mulheres, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas.

O objetivo desta ação é adequar o município ao novo modelo de financiamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde, anunciado em novembro do ano passado pelo Governo Federal, que passou a considerar a partir deste ano, entre outros indicadores, o número de pessoas efetivamente acompanhadas pelos serviços de saúde da cidade para a distribuição de verba.

De acordo com o Ministério da Saúde, o procedimento permitirá a construção de um banco de dados para avaliação e planejamento das ações do serviço público de saúde, especialmente na Atenção Primária, que cuida dos problemas mais frequentes, como diabetes e hipertensão, por meio de consultas médicas, exames e vacinação.

Importância do cadastro

A diretora de Atenção Básica da prefeitura de Franco da Rocha, Alessandra Maria Rocha alerta a população sobre a importância de permitir o acesso dos Agentes Comunitários de Saúde às residências, bem como o repasse das informações solicitadas. “A partir de agora os recursos financeiros da saúde do município estão vinculados aos cadastros, se as pessoas não se cadastrarem perderemos esse aporte que mantém as unidades de saúde. Além de conseguirmos levantar dados e identificar a nossa população e seus agravos de saúde”, declarou.

“Ao receber o agente, o munícipe também obtém orientações gerais de saúde, conhece os serviços e funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de obter informações sobre a próxima visita do funcionário”, completou a diretora.

É importante ressaltar que o acompanhamento feito pelo Agente Comunitário de Saúde é constante e que todos os funcionários trabalham com colete da Secretaria da Saúde e crachá identificador. Entre as atribuições dos ACSs estão o fortalecimento dos elos entre a comunidade e os serviços de saúde, coleta de dados sobre aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais da população, além de orientação para utilização adequada dos serviços de saúde da cidade.

Novos usuários também podem se cadastrar

Mesmo quem não utiliza os serviços do SUS, é recomendável que receba os agentes comunitários ou que procure uma UBS para fazer o cadastro, que auxiliará o Ministério da Saúde a manter um banco de dados com registros dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares, além de centralizar todas as informações do paciente como consultas, exames, medicamentos e procedimentos de saúde.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Equipe Secretaria da Saúde