GCM divulga balanço da operação “Franco mais Segura”, realizada no final do ano

A operação “Franco mais Segura”, ação que reúne estratégia e competência contra a violência e a criminalidade, trouxe resultados positivos e aumentou a segurança dos franco-rochenses no final do ano. Cerca de 22 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), com auxílio das equipes da Secretaria de Trânsito Transporte e Mobilidade Urbana, trabalharam rigorosamente durante a operação.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal Elias Domingos, a operação acontece durante o ano inteiro, mas torna-se ainda mais rígida nas duas últimas semanas do ano devido às festas de Natal e Ano Novo. Por isso, a GCM aprimorou as ações com táticas diferenciadas e conseguiu inibir a criminalidade e a perturbação da ordem pública nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro.

O efetivo atuou estrategicamente fazendo rondas pelos bairros, onde permaneceu por aproximadamente 15 minutos em cada local. Com isso, foram apreendidos 127 automóveis irregulares, sendo 15 veículos de passeio e 112 motocicletas. E não para por aí, os agentes de segurança também recolheram e devolveram aos proprietários 2 veículos produtos de furto ou roubo.

Também houve 11 prisões em flagrante, 4 por tráfico de drogas, 2 por violência doméstica e as demais por roubo, porte ilegal de arma de fogo, crime de receptação e embriaguez ao volante, além da captura de um indivíduo procurado pela justiça.

Ainda de acordo com o Comandante Elias, os agentes controlaram dois bailes funk, sendo um na rua Tibério, bairro Jardim dos Reis e o outro na entrada do Parque Pretória.

O comandante também destacou o número de motocicletas apreendidas na última operação, que foi superior ao do ano passado, onde foram confiscadas um total 65 em situação irregular, além de 83 veículos de passeio, dentre eles produtos de furto e roubo.

“Em 2019 obtivemos resultados importantes para redução da violência e criminalidade dentro da cidade. Começamos 2020 dando continuidade a esses resultados, assim, pretendemos seguir com as estratégias da operação”, concluiu Elias.

Texto: Heloísa Maia – Arte e foto: Dalmir Junior/GCM