Aluna da rede municipal de ensino conquista menção honrosa na 15° edição da Olimpíada Brasileira de Matemática

A aluna Thainá Marques, estudante do 6º ano da Emeb Ministro Paulo Renato, recebeu menção honrosa na 15° edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com mais de 18 milhões de inscritos, em mais de 54,8 mil escolas do ensino básico, a competição deste ano também contou com a participação das escolas particulares.

A inscrição foi realizada pela coordenação pedagógica da Emeb, que consultou os professores a fim de conhecer os alunos que demonstravam interesse em participar.

A competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), possui duas fases, sendo a primeira composta por uma prova de múltipla escolha com 20 questões de matemática, que valem de 0 a 20 pontos. Já a fase seguinte baseia-se numa prova discursiva de matemática, podendo alcançar notas de 0 a 120, visto que são 6 questões, cada uma valendo 20 pontos.

O resultado foi divulgado no mês passado e a conquista da estudante foi recebida com muita alegria pela equipe da escola.

Thainá tem 11 anos, estuda no período matutino e concilia os estudos com a presidência do Grêmio Estudantil da Emeb Ministro Paulo Renato. Estudante do período matutino, ela conta que preparou-se durante 2 meses para a prova. “Nada disso seria possível sem a ajuda do professor Vitório Rodrigues, ele me auxiliou durante os estudos. Posso considerar uma vitória nossa, também sinto imenso orgulho do meu esforço, saber que cheguei em algum lugar por mérito meu, nada é mais gratificante”, afirmou.

A diretora da escola, Maria Madalena Garcia revela que ficou muito emocionada após receber a notícia da aprovação e diz que o sentimento de todos na escola hoje é de dever cumprido.

“Essa conquista desperta o grupo escolar, incentiva outros alunos e traz esperanças no trabalho, que é realizado com responsabilidade. Nós acreditamos no potencial da educação e essa aprovação confirmou que a rede pública não deixa a desejar. Há qualidade no ensino e teremos ainda conquistas futuras, concluiu.

Além da menção honrosa, Thainá foi homenageada pelo corpo docente da escola na festa de encerramento do ano, recebendo uma medalha de ouro e um certificado. Além disso, a aluna poderá participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) no ano de 2020.

A equipe da Emeb Ministro Paulo Renato fez questão de deixar um recado para a estudante. “Desejamos que ela continue se dedicando aos estudos e que tenha um futuro promissor”.

A OBMEP

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais contribuir para a melhora da qualidade da educação básica, estimular o ingresso dos alunos em universidades, especialmente nas áreas científicas e tecnológicas, além de fomentar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para sua valorização profissional.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Equipe Emeb Ministro Paulo Renato