Prefeitura disponibiliza aulas de ginástica rítmica para crianças e adolescentes

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, abriu inscrições para aulas gratuitas de ginástica rítmica. As aulas são voltadas às crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos de idade, com limite até os quinze anos, ocorrerão no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Ginásio de Esportes Vicente Ferreira e na Quadra do Parque Paulista, em horários e dias alternados.

Ministrados pela professora Daniele Oliveira os treinos são divididos por nível de treinamento, ou seja, de iniciante ao avançado, o que torna mais fácil a aprendizagem e o crescimento individual. “A ginástica rítmica, como outros esportes, tem o intuito de agregar valores éticos e sociais, por meio das vivências praticadas na modalidade”, revelou.

Para participar gratuitamente das aulas basta comparecer em um dos polos esportivos da cidade e procurar pela professora Daniele Oliveira, responsável pelas inscrições. Os interessados deverão estar acompanhado por um responsável legal nos horários indicados abaixo, apresentar um documento com foto (de preferência RG) e uma foto 3X4.

Confira os locais e horários disponíveis:

→ Centro de Iniciação ao Esporte (CIE)
Terça e quinta-feira – às 18h30
Endereço: estrada da Divisa, Parque Vitória

→ Ginásio de Esportes Vicente Ferreira (Quadra azul)
Segunda e quarta-feira – às 15h30
Quarta e sexta-feira – às 8h
Endereço: rua Antônio Inácio Bicudo, n° 243, Jardim Cruzeiro

→ Quadra do Parque Paulista
Quarta e sexta-feira – às 10h
Segunda e sexta-feira – às 13h30
Endereço: avenida Itararé, Parque Paulista

Ginástica Rítmica

Criada no início do século 20 como um novo conceito, a ginástica rítmica foi considerada inicialmente uma  ginástica moderna. O esporte nasceu de uma combinação de técnicas de movimentos, terapia respiratória, terapia de relaxamento e dança, tendo o primeiro Campeonato Mundial, em Budapeste, na Hungria, no ano de 1963.

O exercício que desenvolve habilidades motoras importantes para o crescimento integral da criança e do adolescente funciona em seis competições utilizando corda, arco, bola, maças e fita. Além disso, trabalha o relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, flexibilidade e auxilia na integração da família e sociedade.

Ainda de acordo com a professora Daniele, quem pratica a ginástica rítmica tem maior estímulo para frequentar a escola. “Além disso oferecer oportunidade às crianças e aos jovens interessados, mas que são carentes, é possibilitar a participação em torneios, campeonatos estaduais, regionais, nacionais e até internacionais”, concluiu.

Texto: Heloísa Maia – Arte: Dalmir Junior