De volta à cidade, BliblioSesc apresentou contação de histórias sobre o papel das mulheres na sociedade

Inspirar as pessoas contando a trajetória de vida de mulheres que fizeram história. Essa é a ideia da intervenção artística “As histórias delas”, apresentada na tarde desta terça-feira (11), na praça Benedito Batista de Oliveira, em frente à EMEB Roberto Meconi. O projeto faz parte do BiblioSesc, biblioteca itinerante do Serviço Social do Comércio.

Encenada pela Cia. Pé do Ouvido, a intervenção apresentou uma contação de histórias feita pelas atrizes Lilia Nemes e Débora Sperl, que propuseram uma brincadeira em que um participante adivinha o nome de uma personalidade feminina que marcou a história ou cultura no Brasil e no mundo.

A partir desse enredo, as atrizes convidam o público a participar de um bate-papo sobre o papel da mulher na sociedade. A brincadeira reuniu personalidades como a vereadora Marielle Franco, a jogadora Marta, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, entre outras figuras inspiradoras.

A senhora Nena participou da intervenção e conheceu a história da compositora e instrumentista Chiquinha Gonzaga. Neta de uma escrava liberta, ela encabeçou a luta abolicionista no país e é conhecida por ser a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

Lilia e Débora também carregam em seu repertório contos repassados pela tradição oral de diversos povos, nos quais mulheres e meninas, em tempos de desigualdade, mostram sua força e sua capacidade de transformação.

BiblioSesc

Projeto de incentivo à leitura, a BiblioSesc oferece gratuitamente empréstimo e consulta de livros, jornais e revistas.

A iniciativa consiste em uma biblioteca itinerante, e para isso possui uma unidade móvel instalada em um caminhão-baú com acervo de mais de 4000 livos destinados a crianças, jovens e adultos. Romances, poesia, contos, crônicas, biografias, HQs, ensaios, ficção científica, infantil, aventura, além de jornais e revistas estão disponíveis para empréstimo gratuito.

Para retirar um exemplar, basta comparecer a BiblioSesc com documento de identidade e comprovante de residência. O tempo do empréstimo é de quinze dias, podendo ser renovado por igual período.

As próximas visitas acontecerão nos dias 10 e 24 de março.

Texto e foto: Luana Nascimento