Em parceria com o programa Via Rápida, Centro Solidário abre inscrições para cursos de capacitação profissional

A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, firmou parceria com o programa Via Rápida, do Governo do Estado, para disponibilizar cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos que estão em busca de melhores oportunidade de empregabilidade e geração de renda.

Os cursos são para formar manicure e pedicure, assistente administrativo, assistente de cabeleireiro e cuidador de idosos. Cada formação tem duração de 80 horas e a idade mínima para participar é de 16 anos.

A inscrição deverá ser realizada no portal www.viarapida.sp.gov.br, ou presencialmente no Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional, localizado na rua Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, 100 – Jardim das Jabuticabeiras. Os indivíduos que preferirem a inscrição presencial, será necessário levar RG, CPF e comprovante de endereço. É obrigatório que o candidato interessado resida no município de Franco da Rocha, esteja desempregado e seja alfabetizado.

De acordo com a gestora de Núcleos, Projetos e Ações Solidárias, Karin Dártora, a previsão para o início das aulas é no dia 10 de março.

Confira os conteúdos dos cursos, datas, horários e locais:

→Manicure e Pedicure: capacitar o munícipe para atuar como manicure e pedicure usando técnicas específicas para cuidados com a beleza e estética das unhas das mãos e dos pés, bem como capacitar para estabilidade financeira.

Carga horária: 80h de segunda a sexta-feira.
Local: Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional
Endereço: rua Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, 100 – Jardim das Jabuticabeiras

→Assistente Administrativo: capacitar o aluno para realizar atividades de rotinas administrativas, organização de documentos e apoio logístico no ambiente de trabalho da empresa, de acordo com diretrizes da empresa.

Local: Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional

→Assistente de Cabeleireiro: O aluno receberá conhecimentos de gestão e prática de um salão com as novas técnicas e tendências do mercado.

Local: Centro Solidário de Capacitação e Qualificação Profissional

→Cuidador de Idosos: o curso irá capacitar o munícipe para atuar no mercado de trabalho como cuidador de idosos, podendo prestar serviços em clínicas médicas, hospitais e residências.

O que Via Rápida?

O Via Rápida é um programa de qualificação profissional que atende a população paulista desde 2011. Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, o projeto oferece cursos profissionalizantes destinados aos jovens e adultos em busca de oportunidades para geração de renda.

Texto: Heloísa Maia – Arte: Via Rápida