Durante o Carnaval, Secretaria da Saúde mobilizou a população para prevenção a infecções sexualmente transmissíveis

A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu para semana do feriado de Carnaval, uma ação preventiva contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Com isso, foram feitos testes rápidos em diversos pontos da cidade, além da distribuição gratuita de preservativos.

Além de realizar os exames, as equipes trabalharam para orientar os munícipes sobre as estratégias de prevenção disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação iniciou dia 22 de fevereiro, na Praça Caieiras, das 8h às 17h, onde os profissionais da saúde realizaram testes de hepatite, sífilis e HIV. No dia seguinte (23), as equipes seguiram para a Praça da Vila Ramos, onde permaneceram entregando preservativos das 17h às 23h.

No pré-feriado (24), foram realizadas atividades no Terminal Leste, já no feriado (25) também foram feitos testes rápidos e a distribuição dos preservativos no Parque Municipal Benedito Bueno de Morais.

De acordo com a Secretaria da Saúde, em todo o período foram aplicados 450 testes rápidos e cerca de 10 mil preservativos foram distribuídos.

O objetivo da mobilização é sensibilizar e conscientizar a população para o uso do preservativo e para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, além de incentivar o diagnóstico precoce.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Orlando Junior