Horta comunitária “Espaço de Vida” oferece inclusão e cuidados alimentares aos atendidos pelo CAPS ll

A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu para o Centro de Atenção Psicossocial Luiz Marcelo Mazarini Novaes, o CAPS ll, a construção da horta comunitária “Espaço de Vida”. O projeto que visa o cuidado emocional, a autonomia e a educação alimentar e ambiental, atende cerca de 10 usuários acompanhados pelo centro de apoio terapêutico..

Criado há seis meses, por meio da Secretaria da Saúde, o “Espaço de Vida” cultiva o plantio de temperos e verduras como alface, rúcula, couve, pimenta, cebolinha, salsinha, coentro e abóbora. As refeições no CAPS também têm ganhado novos sabores com a colheita dos alimentos, que são cultivados de forma natural, livre de agrotóxicos e que proporcionam uma alimentação muito mais saudável.

A manutenção da horta é feita duas vezes por semana pelos próprios usuários e a organização do espaço fica a cargo dos oficineiros João Marques, conhecido como Formigão, e de Fátima Lupi.

De acordo com a gestora da unidade, Ana Paula Batagin, houve um cuidado com a plantação, considerando que o aspecto de paz interior pode ser obtido por meio da contemplação da natureza, proporcionando aos frequentadores que sofrem de transtornos mentais, o prazer e a paz mental. “Esse cuidado é terapêutico, há um estímulo em ver crescer o alimento e depois poder colher”, destacou a gestora.

Importância do cultivo

Construir uma horta comunitária vem possibilitando aos pacientes do CAPS exercer autonomia, visto que é a partir dela o ganho alimentar. Além disso, há outros fatores ligados à plantação, como o físico e o humano, possibilitando o preparo do próprio alimento desde a plantação até o produto final.

Com isso, o fator físico significa aproveitar um espaço inutilizado para inovação, o que gera a expansão da criatividade e inspiração para outras pessoas. Já o aspecto humano  corresponde ao crescimento, desenvolvimento pessoal e superação das dificuldades em diversos sentidos, também ajuda a manter a paciência para outras áreas da vida.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Equipe CAPS II