Solenidade homenageia os 22 anos da Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Franco da Rocha completou 22 anos de fundação. E para homenagear as mais de duas décadas de dedicação e empenho nos serviços prestados à população, a prefeitura realizou na quinta-feira (20), no Centro Cultural Newton Gomes de Sá, uma cerimônia para entrega da Medalha de Láurea do Mérito Pessoal.

Veja fotos da comemoração.

O evento, que incluiu um jantar de aniversário para o efetivo e seus familiares, recebeu o vice-prefeito Dr. Nivaldo Santos; o primeiro comandante da GCM da cidade, Carlos Roberto Pereira; o Corregedor Edgard Cenachi; os delegados de Franco da Rocha, Dra. Rafaela Acedo e Dr. Daniel Borges; o delegado de Caieiras, Dr. Fabio Lopes Cenachi; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), João Miguel Gasparim, além de representantes da GCM de municípios vizinhos.

Atuante e participativa, a GCM de Franco da Rocha vem desenvolvendo um trabalho que vai muito além de zelar e proteger o patrimônio. Conduzido pelo comandante Elias Domingos, o efetivo, que conta com 75 servidores, age diariamente no patrulhamento e segurança da cidade, no combate à criminalidade, realiza operações nos bairros e desenvolve forte atuação na prevenção às drogas e à violência.

Disciplina, dedicação e trabalho em equipe

O início da cerimônia foi marcado pela execução do Hino Nacional e pela entrada das bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo e do município, conduzidas pelos integrantes da corporação.

Em seguida, os convidados assistiram a uma homenagem feita pela equipe da EMEB Ministro Paulo Renato Souza, em decorrência do resgate feito pela GCM a um grupo de alunos que ficou ilhado durante as fortes chuvas que atingiram a cidade no dia 10 de fevereiro. Saiba mais sobre o resgate das crianças.

Emocionado, o comandante Elias Domingos elogiou o trabalho desenvolvido junto ao efetivo e fez agradecimentos aos presentes. “Agradeço muito ao meu mentor, comandante Carlos, que me ensinou muito do que sei hoje. O sempre comandante Carlos, transformou o efetivo em homens melhores e em mulheres melhores. Tenho orgulho em dizer que faço parte desse grupo e construí uma vida ao lado de todos esses agentes, que são hoje a minha segunda família”, declarou.

Iniciando a cerimônia de Láurea do Mérito Pessoal foram homenageados agentes que se destacaram em categorias como controle e disciplina, trabalho social, dedicação e trabalho em equipe.

As condecorações também foram entregues a personalidades que prestaram relevantes serviços à população e receberam a medalha de Mérito Comunitário “Dr. Francisco Franco da Rocha”; os agentes mais antigos foram condecorados com a honraria “Barreta de 20 anos de Bons Serviços Prestados”.

Exemplo de dedicação, conduta e respeito

O vice-prefeito Dr. Nivaldo Santos parabenizou o efetivo e falou sobre sua relação com a corporação. “É uma satisfação muito grande poder prestigiar este aniversário. Eu me lembro que nos 40 anos em que estive na Polícia Civil, sempre vi a Guarda Municipal como um elemento forte e fundamental para a segurança pública”, lembrou.

“Eu tenho uma ligação muito próxima com as GCMs da região. Quando ainda era delegado, me recordo que havia um grande desafio em conquistar o reconhecimento que os efetivos de Franco e das cidades vizinhas mereciam. E hoje, eles têm mais essa vitória reconhecida, inclusive, pela população, que vê nesses homens e mulheres exemplos de dedicação, conduta e respeito”, completou o vice-prefeito.

Os vereadores Emerson Gêmeos, Neiva Hernandez, Alex do Posto, Pablo Cunha e Kinho também subiram ao palco para homenagear a corporação.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior