EMEB Luiz Simionato homenageia agentes que resgataram alunos em ponto de alagamento

A manhã do dia 14 de fevereiro ficou marcada por emoções e agradecimentos na Emeb Luiz Simionato. A escola homenageou agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que resgataram alunos em uma área de alagamento durante as chuvas do início do mês. O evento, que reuniu toda a equipe da unidade, também rendeu homenagens aos agentes de trânsito e a um pai que participou do resgate.

Confira as fotos da homenagem.

No dia 10 de fevereiro, a região metropolitana de São Paulo recebeu o maior volume de chuva dos últimos 37 anos para o período. Franco da Rocha, que já enfrenta problemas com as enchentes, também sofreu com pontos de alagamento e interdições. Um deles foi na avenida Pacaembu, localizada no Jardim Luciana, onde oito crianças da unidade saíam em um ônibus escolar quando o veículo quebrou, deixando o grupo ilhado na via.

Durante a homenagem, as crianças leram textos de agradecimento aos agentes, e a aluna Luiza Ferreira demonstrou toda a sua gratidão ao pai, Claudiano Ferreira, uma das primeiras pessoas a chegar no local do alagamento. “Quando começou a chover forte eu corri para a rua próxima à escola pra ver se estava tudo bem. Assim que cheguei, vi o ônibus parado no meio da rua”, relatou o pai da aluna.

“A água estava subindo rápido e eu não pensei duas vezes em enfrentar a situação para ver como as crianças estavam. Quando entrei no veículo e vi os rostinhos de alívio deles, abracei a Luiza e resolvi fazer brincadeiras para distraí-los até que a GCM chegasse”, relembrou Claudiano. Emocionado, ele interrompeu a fala para receber um abraço carinhoso da filha.

Confiança e gratidão

Idealizadora do evento, a diretora da EMEB, Inireia Monteiro conta que a chuva se intensificou rapidamente no período de saída dos alunos e, assim que souberam que as crianças estavam no veículo, parte dos funcionários da escola foi buscar ajuda e o restante ficou encarregado de avisar os pais. “Ficamos desesperados, não saímos de perto do ônibus por nem um minuto e a monitora e o motorista do ônibus estavam o tempo todo em contato conosco para passar informações”.

“Graças a Deus temos pessoas que estão constantemente trabalhando pela nossa segurança, por isso, resolvemos homenagear esses heróis da vida real. Me lembro que assim que eles chegaram nós confiamos que tudo daria certo. Foi um alívio para os nossos corações e seremos sempre gratos”, acrescentou a diretora.

O comandante da GCM, Elias Domingos falou sobre a surpresa em receber o convite. “Me sinto muito honrado, mas quero dizer que os verdadeiros heróis são os alunos, que mantiveram a calma durante aquela situação. É por eles que trabalhamos, que nos dedicamos, essa é a nossa missão. Eu agradeço muito por essa demonstração de carinho, e faço questão de enaltecer a coragem do pai da Luiza, que não mediu esforços para ajudar, e aos agentes de trânsito Taiguara e Rogério, que também fizeram um grande trabalho”, disse.

Ao final do evento, os agentes receberam o carinho e abraço das crianças. O comandante Elias também fez questão de deixar um recado para os alunos. “Toda essa situação só nos mostra como estamos cercadas de pessoas boas, dispostas a fazer o bem e a vencer obstáculos, como essas 8 crianças fizeram. Espero que vocês cresçam com a coragem e bravura que já possuem para enfrentarem todas as adversidades da vida porque vocês já são vencedores”.

A Guarda Civil Municipal de Franco da Rocha

Em 2020, a GCM completou 22 anos de fundação. Contando com um efetivo de 75 servidores, a corporação recebe treinamento continuado que envolve técnicas de salvamento aquático, retirada de vítimas, primeiros socorros, gerenciamento de crise, técnicas operacionais, entre outros. As capacitações são realizados, inclusive, em parceria com a Escola Superior de Bombeiros de Franco da Rocha e com a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior