CAPS II recebe palestra de prevenção e diagnóstico precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde em conjunto com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA SAE)  e da Diretoria de Urgência e Emergência, promoveu ações gratuitas de saúde durante o feriado de carnaval para os atendidos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ll).

As ações ocorreram nos dias 18 e 19 de fevereiro com intuito de esclarecer as formas de transmissão do vírus HIV, sífilis, hepatites virais, entre outras infecções sexualmente transmissíveis, além de conscientizar os frequentadores da unidade sobre a importância dos cuidados sexuais e prevenção combinada.

Além disso, a equipe da saúde preparou uma palestra com orientações ao uso de preservativos. Em seguida, foram realizados testes rápidos com os atendidos e familiares.

De acordo com a gestora do CTA SAE, Rosemeire Castanha, no decorrer do ano de 2020, serão feitas mais ações em combate às ISTs em outras unidades da cidade, para seguir na mobilização e combate às infecções, promovendo a conscientização da importância do uso de preservativos e do diagnóstico precoce.

“O resultado superou nossas expectativas, foram dias produtivos. Os assistidos demonstraram interesse em fazer os testes, recepcionando a equipe da saúde com entusiasmo”, revelou a gestora.

O Ministério da Saúde alerta para a grande incidência da infecção do HIV e Sífilis entre os jovens na faixa etária dos 15 a 39 anos. Por isso, a necessidade de incentivar ações dentro do conceito da prevenção combinada.

O que é Prevenção Combinada?

O preservativo é uma excelente estratégia de prevenção ao HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mas não é o único meio para evitar estas doenças. Outras alternativas eficazes fazem parte da prevenção combinada. É uma estratégia que une diferentes métodos de prevenção (ao mesmo tempo ou em sequência) conforme as características e o momento de vida de cada pessoa.

Entre os meios que podem ser combinados, existe a testagem regular para o HIV, sífilis e hepatites B e C; prevenção da transmissão vertical ao HIV (ocorre durante a gravidez, quando o vírus é transmitido para o bebê); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais.

A estratégia também inclui o processo de imunização para as Hepatites A e B, os programas de reeducação de danos para usuários de álcool e outras substâncias, profilaxia pré-exposição (PrEP),  profilaxia pós-exposição (PEP) e o tratamento de pessoas portadoras do HIV.

Onde realizar o diagnóstico precoce?

Os munícipes poderão procurar atendimento gratuito em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA SAE), localizado na Praça da Saúde (rua Nelson Rodrigues, s/n, centro).

A população ainda pode sanar dúvidas por meio dos telefones (11) 4800-1935/4800-1937 ou pelo e-mail: coas@francodarocha.sp.gov.br. Vale ressaltar, que os indivíduos que se relacionarem sexualmente desprotegidos poderão procurar o CTA SAE em até 72 horas. Em casos de fim de semana ou feriado, deverão ir até a Unidade de Pronto Socorro (UPA) mais próxima.

Texto: Heloísa Maia – Foto: Secretaria da Saúde Franco da Rocha