Prefeitura leva serviços de saúde para os bairros por meio do programa itinerante “Saúde em Ação”

A prefeitura lançou o programa “Saúde em Ação”, iniciativa que visa atuar nos bairros do município para aproximar a população dos serviços de saúde. O projeto, teve início em fevereiro deste ano, e será levado a cerca de 15 outros bairros da cidade, nos quais serão avaliadas as necessidades da população para oferecer serviços prioritários na área da saúde.

Confira as fotos da ação.

A primeira ação ocorreu no sábado (29), no bairro Parque Pretória. O Ônibus da Saúde estacionou na rua Cidade do México, levando até os moradores a facilidade do agendamento de exames, como mamografia, papanicolau, testes rápidos (HIV, hepatites virais e sífilis), além de testes de acuidade visual glicemia. Também fizeram parte do roteiro, a vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola, bem como aferição da pressão arterial  e orientações de saúde.

Com resultados positivos, o projeto, executado pela Secretaria da Saúde, obteve 6 agendamentos para exames de mamografia e 5 para papanicolau. Oito moradores receberam a vacina da tríplice viral, 49 realizaram o teste de acuidade visual e 45 aceitaram fazer os testes rápidos, outras 77 pessoas aferiram a pressão e fizeram teste de glicemia.

Prevenção a doenças e promoção da saúde

A coordenadora Suleima Gucliemi comemorou os resultados do projeto. “São números positivos. É importante seguirmos com as visitas aos bairros porque nosso trabalho é buscar ativamente pacientes que não vão às UBSs (Unidade Básica de Saúde) por diversos motivos como falta de tempo, trabalho ou até mesmo desconhecimento dos serviços de saúde. Assim, fortalecemos o programa de Atenção Básica e evitamos que as pessoas tenham agravos na saúde, pois agimos em muitos casos de forma precoce”, frisou.

A próxima edição do “Saúde em Ação” estará no bairro Jardim Luciana no próximo dia 14 de março, das 9h às 17h, onde também será feita pesagem do Bolsa família, cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS) e inscrição para castração de animais.

Confira o calendário do programa:

-Jardim Luciana
Data: 14/03/2020