Mostra de Cinema da Mulher traz à tona discussões sobre a mulher na sociedade contemporânea

A Secretaria da Cultura, por meio do Edital de Credenciamento para Realização de Programação Cultural Anual, apresenta a 5ª edição da Mostra de Cinema da Mulher. O evento começa na sexta-feira (27), às 19h, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

O intuito é abrir espaços para o estudo e discussão sobre o feminismo, aproximando o diálogo comunitário para esclarecer os direitos da mulher e a importância do combate à violência doméstica.

A Mostra de Cinema da Mulher integra um circuito de de 68 festivais de cinema no estado de São Paulo e foi idealizada e produzida pela Baciada de Mulheres do Juquery. A programação apresenta filmes vindos de várias regiões do Brasil, como Bahia, Alagoas, Paraíba e outras localidades. Com isso, somam 11 filmes, entre eles 9 filmes aprovados pelo Edital, 1 minidocumentário produzido na Escola Municipal Professor Adamastor Baptista e o outro elaborado após o convite das curadoras.

Em homenagem às mulheres, a mostra traz o espaço de resistência, acolhimento e força. Os filmes já mencionados instigam debates em relação às violências ocorridas no dia a dia, como assédio em transporte público, dificuldades de sobrevivência das mulheres com deficiência auditiva, o recomeço após vida na cadeia e demonstração das vivências no universo trans (transexual e travesti).

Confira a programação completa

Data: Sexta-feira, 27 de março
Filmes: Seremos ouvidas, da Larissa Nepomuceno – Curitiba/PR;
Onze minutos, da  Hilda Lopes Pontes – Salvador/BA;
Delas, da Karina Liliane – Maceió/AL;
Minidocumentário da Baciada das Mulheres do Juquery;
Filme convidado: Jaraguá Resiste, da Fernanda Schenferd – São Paulo/SP.

Data: Sábado, 28 de março
Filmes edital: Sabrina, de Jéssica Barreto – São Paulo/SP;
Perifericu, da Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira – São Paulo/SP;
Que som tem a Distância?, de Marcela Schild – Santa Cruz do Sul/RS;
Mini-documentário, da Baciada das Mulheres do Juquery.

Data: Domingo, 29 de março
Horário: às 18h
Filmes edital: Quântica, de Tati Lenna – São Paulo/SP;
Em Reforma, de Diana Coelho – Natal/RN;
Ana Terra, da Direção Coletiva – Arapiraca/AL;
Mini-documentário, da Baciada das Mulheres do Juquery.

Sobre a Baciada das Mulheres do Juquery

O coletivo Baciada das Mulheres do Juquery nasceu em agosto de 2015, quando jovens franco-rochenses sonhavam em construir espaço para discutir o feminismo. Com isso, encontraram durante ações políticas e artísticas o diálogo comunitário e passaram a ter encontros quinzenais a fim de promover clareza sobre os direitos da mulher e do combate à violência doméstica.

Por fim, criaram em 2016 a Mostra de Cinema da Mulher, e apesar de ocorrer anualmente, neste ano, em sua quinta edição foi contemplada pelo Edital de Credenciamento para Realização de Programação Cultural Anual.

Anote na agenda

Mostra de Cinema da Mulher