Agentes Comunitários de Saúde passam a utilizar tablets para modernizar atendimento

Buscando a modernização e melhora no atendimento à população no âmbito da Atenção Básica do município, a prefeitura entregou na última segunda-feira (9), tablets para os agentes comunitários de saúde (ACSs) que atuam nos bairros. Ao todo, os servidores receberam 134 equipamentos eletrônicos para utilização na rotina de trabalho.

Veja fotos do evento.

Anteriormente o agente comunitário preenchia os dados dos pacientes de forma manual. Agora, com a utilização dos tablets, a tecnologia propiciará um levantamento mais ágil, além da eliminação de fichas de papel, aumento na velocidade de compartilhamento da informação em equipe e redução no tempo de cadastramento e atualização da população no território.

O evento de entrega dos equipamentos aconteceu no auditório da Secretaria da Educação e reuniu mais de 200 pessoas, entre eles profissionais de diversas áreas da Saúde, o prefeito Kiko Celeguim, o vice-prefeito Dr. Nivaldo Santos, a secretária de Saúde Lorena Oliveira e a diretora de Atenção Básica da prefeitura, Alessandra Matos.

Lorena Oliveira explicou a importância de incluir a nova tecnologia no município. “Nossa meta é otimizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde em suas visitas domiciliares, de forma que facilite a inclusão dos dados colhidos com os moradores no sistema do SUS”, explicou. “Desta forma nós conseguimos traçar de maneira mais segura o perfil epidemiológico do município para estabelecer as ações e políticas públicas segundo as características de cada localidade.”.

A diretora de Atenção Básica, Alessandra Matos comentou que o processo de cadastramento dos dados era feito em duas etapas, sendo a primeira na residência dos moradores e depois as informações eram digitados no sistema para só então serem encaminhadas ao Ministério da Saúde. “Agora, além de organizar tudo em um banco de dados, poderemos consultar e conhecer o perfil dos nossos pacientes’, disse.

Capacitação

Entre os dias 10 e 13 de março, os agentes comunitários de saúde participaram de capacitação para utilizarem o tablet, bem como o aplicativo E-SUS AB Território. Durante a formação foram apresentadas todas as funcionalidades do sistema, fluxo de cadastramento dos indivíduos, famílias e domicílios, sincronização e coleta de dados.

Franco da Rocha conta com 127 agentes divididos em 26 equipes, que atuam diariamente para prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e a Sistema Único de Saúde.

Texto: Luana Nascimento – Foto: Orlando Junior