Confira o boletim de Franco da Rocha de 16 de março de 2020 sobre o coronavírus

BOLETIM GERAL

1. Até o momento (16/03), não foi confirmado nenhum caso em Franco da Rocha. A cidade possui ainda dois casos em investigação para contaminação por Coronavírus. Hoje um foi DESCARTADO oficialmente.

Mas é importante lembrar que o Coronavírus existe, tem alto potencial de contaminação e pode matar. O Brasil já tem 234 casos confirmados, 2.064 sendo investigados e outros 1.624 suspeitos já descartados.

2. A cidade está em estado de emergência de saúde, conforme orientação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e da Vigilância Epidemiológica de São Paulo. Apesar de não registrarmos nenhum caso, é prioridade máxima impedir o avanço da contaminação, o que só pode ser feito de maneira eficiente pela redução do contato social. Também é fundamental que todos sigam as medidas de prevenção:

– Evitar deslocamentos quando possível. Se você não pode deixar de ir trabalhar, adie festas, reuniões e qualquer outra atividade que reúna muitas pessoas em um mesmo ambiente;
– Procure guardar uma distância de pelo menos 1 metro das pessoas nas interações sociais, evitando contatos como abraços, beijos, apertos de mão;
– Lave bem as mãos usando água e sabão, por pelo menos 20 segundos, e evite tocar o rosto, principalmente boca e olhos;
– Utilize álcool gel 70º GL para higienização quando disponível;
– Se tossir ou espirrar, cubra o rosto com os braços ou cotovelos;
– Se apresentar sintomas como febre, coriza, dor no corpo, procure manter isolamento em casa e procure a unidade básica de saúde mais próxima para orientações.

3. As aulas na rede municipal estão com as atividades pedagógicas interrompidas, isso significa que os alunos não receberão falta e não sofrerão nenhuma penalidade. Nossas escolas permanecerão abertas ao longo da semana enquanto nossa equipe organiza as necessidades de atendimento de emergência e alimentação a quem depende disso. Estamos providenciando o envio de materiais de higiene e sanitização, bem como orientação às equipes das escolas. As crianças que faltarem às aulas enquanto durar o período de emergência não levarão falta nem sofrerão nenhuma penalidade.

4. Todas as atividades nas oficinas das secretarias municipais de cultura, esporte e assistência social também estão suspensas, bem como a programação de eventos do Mês da Mulher.
5. O atendimento presencial segue suspenso nos seguintes serviços municipais:
– Diretoria de Recursos Humanos
– Posto de Atendimento ao Trabalhador
– Dívida ativa
– Cadastro Habitacional
– Procon
– Centro Dia do Idoso
– Junta de Serviço Militar
– Cartório Eleitoral

O cidadão que tiver necessidades urgentes nestes serviços deve procurar orientação por telefone ou email, que estão disponíveis em nosso site: www.francodarocha.sp.gov.br. Os serviços de atendimento de saúde permanecem funcionando normalmente.

6. A data de vencimento de tributos, taxas e contribuições municipais, bem como os prazos de todos os processos de revisão e isenção de IPTU, ISSQN e outros, estão suspensos por 15 (quinze) dias;

7. Todos os servidores municipais com mais de 60 anos e/ou portadores de doenças crônicas estão sendo dispensados de comparecimento ao local de trabalho, cumprindo suas funções de casa, quando possível.

Este boletim será atualizado diariamente ou sempre que for necessário. Você também pode consultar o #BoletimFranco por meio do WhatsApp para tirar dúvidas e receber informações: (11) 9 4577-8342